O Nintendo Game & Watch Donkey Kong 3 de 1984

Em 20 de agosto de 1984, a japonesa Nintendo lançava o segundo modelo de jogo portátil da família Game & Watch para dois jogadores, o Nintendo Game & Watch Donkey Kong 3.

Criada pelo projetista Gunpei Yokoi (também responsável pelo Game Boy e pelo jogo Super Metroid), a série Nintendo Game & Watch (G&W) foi uma linha de jogos eletrônicos portáteis de enorme sucesso nos anos 80, que, além de jogo, servia também como relógio, sendo um dos primeiros dispositivos multifuncionais da história dos videogames.

O Nintendo Game & Watch Donkey Kong 3 (modelo AK-302, de Attack Kong), segundo modelo da linha multiplayer “Micro vs. System” (que permitia dois jogadores), era a nova edição da famosa franquia Donkey Kong, um dos personagens mais conhecidos da Nintendo, ao lado do Mario.

Nintendo Game & Watch Donkey Kong 3 2
Detalhe da tela do jogo

Entretanto, apesar de compartilhar o mesmo nome, o G&W Donkey Kong 3 nada tinha em comum com a versão arcade homônima, também lançada pela Nintendo, em 1983.

No lugar do Mario, um dos jogadores controla o personagem Stanley the Bugman (que já havia sido apresentado no Game & Watch Green House) e o outro, o Donkey Kong, onde cada um tentará proteger seu próprio jardim da invasão de um enxame de abelhas, utilizando sprays inseticidas.

As abelhas começam sua jornada no meio da tela, devendo os jogadores, usando seus sprays, empurrá-las para o lado do oponente, ganhando pontos.

Fácil né? Nem tanto… 😊

Nintendo Game & Watch Donkey Kong 3 3
Anúncio da época

As abelhas são capazes de se mover para cima e para baixo na tela, obrigando ao jogador a mudar de posição a todo tempo. Para piorar, o reservatório de inseticida precisa ser recarregado constantemente, o que exige que o jogador dê as costas para as abelhas enquanto realiza a operação, o que o coloca em uma situação vulnerável.

Obtendo razoável sucesso comercial, teve 250mil unidades comercializadas em todo o mundo.

Para conhecer ou relembrar:

Quer jogar uma versão dele direto no seu navegador? Ela está disponível aqui neste endereço.

E você, teve algum dos modelos de Game & Watch? Qual?

Review do G&W Donkey Kong 3
Uma partida em detalhes