A primeira chamada telefônica transcontinental da história de 1914
Em 29 de julho de 1914, o presidente da empresa estadunidense AT&T, Theodore Newton Vail, realizava a primeira chamada telefônica transcontinental da história.
Durante anos a AT&T, grande operadora norte-americana de telefonia, perseguiu a ideia de interconectar linhas de telefones de costa a costa nos EUA, definindo em 1908 como sendo esta a maior prioridade da empresa.
Mas havia um problema: com as longas distâncias envolvidas, o sinal de voz transportado pelos fios não tinha intensidade suficiente para alcançar os distantes destinos.
Um limite tecnológico impedia a criação do sistema.
É aí que entra o “audion” (válvula triodo), dispositivo criado pelo físico e inventor Lee De Forest, capaz de amplificar um sinal elétrico recebido em outro de maior potência, permitindo que ele pudesse alcançar distâncias maiores.
E da ciência chega a solução para o problema. 😊
Vencidas as limitações tecnológicas da época, a implantação da infraestrutura telefônica necessária foi iniciada, contemplando a instalação de mais de 7600 km de fios e 130 mil postes de sustentação.
Com a conclusão desta última etapa, com o último poste tendo sido instalado na cidade de Wendover/Utah dias antes, coube à Theodore Vail a honra de realizar o teste do sistema, fazendo hoje a primeira chamada de uma costa à outra do país.
Mas os “festejos oficiais” e o lançamento comercial do serviço só aconteceriam seis meses depois, em 25 de janeiro de 1915, propositalmente adiados para coincidir com a Feira Mundial de São Francisco de 1915.
Nessa oportunidade, coube novamente à dupla Alexander Graham Bell e Thomas Augustus Watson a realização da histórica chamada entre as cidades de Nova Iorque e São Francisco, quando Bell repetiu a célebre frase usada quando da invenção do telefone: “Sr. Watson, venha aqui. Quero vê-lo”. Watsom, estando do outro lado do país, responde: “vou demorar cinco dias pra chegar aí desta vez!”.
Após o início comercial do serviço, chamadas entre Nova Iorque e São Francisco custavam US$20,70 para os primeiros três minutos e US$ 6,75 por minuto adicional. Em valores da época…
E você, sabe quando começou o serviço de telefonia aqui no Brasil?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A fundação da AT&T em 1885
- O colapso na rede da AT&T de 1990
- A primeira linha de telégrafo transcontinental de 1861
- O primeiro cabo telegráfico transpacífico de 1902
- A primeira lista telefônica da história de 1878
- O primeiro serviço telegráfico transatlântico de notícias de 1903
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: