A primeira linha de telégrafo transcontinental de 1861
Em 24 de outubro de 1861, a empresa estadunidense Western Union terminava a construção da primeira linha de telégrafo transcontinental, cruzando os EUA de costa a costa.
Após a invenção da tecnologia por Samuel Finley Breese Morse na década anterior e com a implantação dos primeiros sistemas comerciais de telégrafo nos anos 1840, a popularidade do serviço viria a explodir na década seguinte, com linhas cobrindo a maioria dos estados da costa leste norte-americana.
Mas com a aprovação do “Telegraph Act” no congresso dos EUA em 1860, o Estado americano recebia autorização para investir recursos na implantação de novos trechos do sistema, no sentido de completar sua interconexão entre o leste e o oeste.
Era o “empurrão” que faltava.
Coube à Western Union Telegraph Company trabalhar na ligação crítica que contemplava o trecho entre o estado do Missouri e a cidade de Salt Lake City/Utah.
Esta era uma área especialmente complexa, hora por conta do terreno montanhoso e de difícil acesso, hora pelas extensas planícies praticamente desabitadas e sem árvores para serem cortadas. Isso tornava a logística de transporte dos insumos uma operação bastante difícil.
Para o último trecho a ser construindo, várias equipes distintas foram criadas, cada uma delas partindo de um extremo ao encontro da outra.
A partir da data da instalação do primeiro poste em 4 de julho de 1861, estas equipes foram responsáveis pela implantação de espantosos 27mil postes e mais de 3000km de fios elétricos, até a data final em outubro.
Numa conta rápida, este trabalho de 4 meses equivale à instalação de mais de 200 postes por dia. Um número espantoso até para as tecnologias atais.
Com a conclusão deste sistema, as comunicações, que antes demoravam dias até que uma carta saísse de uma localidade e chegasse a outra, agora passavam a acontecer quase que imediatamente!
Para se ter um exemplo, o histórico serviço Pony Express, que transportava correspondências urgentes a cavalo, demorava 10 dias para levar uma carta entre a Califórnia e o Missouri.
E veja que hoje ficamos impacientes se uma mensagem demora alguns segundos para ser enviada. 😊
Este talvez tenha sido um salto tecnológico das comunicações só equiparado ao advento da Internet nos nossos dias.
Coube a Stephen J. Field, chefe de justiça da Califórnia, o envio da primeira mensagem ao então presidente Abraham Lincoln, na qual comentava que o novo meio de comunicação ajudaria a garantir a lealdade dos estados ocidentais à União durante a Guerra Civil americana, que se desenrolava naquela mesma época.
Dois dias depois da inauguração da linha de telégrafo, o serviço Pony Express foi extinto… tinha se tornado imediatamente obsoleto.
E você, lembra da última vez que enviou uma carta ou telegrama a alguém? Pra quem foi?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A primeira demonstração pública do telégrafo elétrico de um fio em 1838
- O primeiro cabo telegráfico transpacífico de 1902
- O American Institute of Electrical Engineers AIEE de 1884
- A ARPANET, o embrião da Internet de 1969
- O primeiro link da ARPANET de 1969
- A primeira chamada de celular de 1973
- O primeiro serviço telegráfico transatlântico de notícias de 1903
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: