Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 03 de dezembro de 1991, o engenheiro Neil Papworth enviava a primeira mensagem de texto SMS da história.

Nesta época, Neil Papworth, que trabalhava na empresa Sema Group, fazia parte de uma equipe que estava criando um sistema de mensagens de texto curtas para a empresa britânica Vodafone.

A proposta deste novo serviço seria substituir o antigo sistema “pager”, muito utilizado na época.

Como teste da nova plataforma, Papworth acessou um dos computadores do sistema e enviou a partir dele uma mensagem para o celular modelo Orbitel 901 de Richard Jarvis, diretor da Vodafone, que estava participando de uma comemoração de fim de ano.

Feliz natal.

Minutos depois, Papworth receberia uma ligação de volta confirmando que a mensagem tinha sido recebida com sucesso. Isso porque os telefones da época ainda não tinham a funcionalidade de enviar mensagens. 😊

primeira mensagem de texto SMS 3
O responsável pela façanha

E assim, despretensiosamente, Neil Papworth entrava para a história.

“Em 1992, eu não tinha ideia de como as mensagens de texto se tornariam populares e que isso daria origem a emojis e aplicativos de mensagens usados ​​por milhões. Só recentemente contei aos meus filhos que enviei aquele primeiro texto. Olhando para trás, fica mais claro que a mensagem de Natal que enviei foi um momento crucial na história do celular.”

Neil Papworth

No ano seguinte, a empresa finlandesa Nokia lançaria o primeiro aparelho celular com funcionalidade SMS, com alerta sonoro diferenciado para as mensagens recebidas. As mensagens tinham seu tamanho limitado a 160 caracteres, em função da diminuta capacidade de envio de dados das redes de celular da época.

Outra limitação existente é que as mensagens transitavam apenas dentro da rede de uma mesma operadora, só passando a poder ser endereçada a qualquer telefone, de qualquer operadora, em 1999.

primeira mensagem de texto SMS 2
Primeiro telefone com teclado alfabético completo (QWERTY)

Vale ressaltar que falamos de uma época em que os smartphones simplesmente não existiam e aparelhos telefônicos só contavam com o teclado numérico.

Neste cenário, a digitação das mensagens era uma tarefa relativamente complexa. No entanto, isso ficaria um pouco mais fácil com a criação, do sistema T9 (texto em 9 teclas) de digitação preditiva, desenvolvido pela empresa Tegic Communications em 1995.

No ano seguinte, 1996, o primeiro telefone móvel com teclado alfabético completo (QWERTY), o Nokia Communicator 9000, seria apresentado.

Este “difícil processo” de envio de mensagens de texto com celulares, seja pela limitação tecnológica no tamanho das mensagens, seja pelo “árduo trabalho” de se digitar usando uma combinação de teclas numéricas, trouxe consigo uma substantiva mudança cultural global: o nascimento de toda uma nova linguagem baseada em abreviações, siglas e emoticons/emojis, que viria a se perpetuar posteriormente na Internet.

Boa ou não, o fato é que mensagens de texto mudaram a forma de nos comunicarmos, tornando-se uma ferramenta indispensável em nossa vida moderna, mesmo transmutada nos inúmeros aplicativos baseados em Internet, como Whatsapp, Telegram, Messenger, entre outros.


E você, acha que a invenção das mensagens de texto melhorou a sua vida?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Entrevista com Neil Papworth
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *