Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 14 de março de 1994, finlandês Linus Torvalds (seu criador) liberava a primeira versão “madura” do kernel do Linux, o sistema Linux 1.0.0.

O Linux é o kernel (núcleo principal) do sistema operacional livre e de código aberto denominado GNU/Linux, baseado nos seus ancestrais UNIX e MULTICS.

Ou seja, ao “pé da letra”, o Linux sozinho não é um “sistema operacional”, mas seu “centro nervoso”, contando com diversos outros subsistemas e aplicativos acessórios para compor um completo e verdadeiro sistema operacional.

Conhecido por sua estabilidade, segurança e flexibilidade, o Linux é muito popular entre empresas e usuários domésticos, contando hoje com diversas versões (distribuições) criadas e mantidas por inúmeras instituições, como o Ubuntu, Debian, Fedora, Gentoo, RedHat, etc.

A versão disponibilizada hoje não era, claro, a primeira versão do sistema. Ele já existia desde 1991, quando seu criador Linus Torvalds divulgou a versão 0.0.1, que contava com 10.239 linhas de código.

Esta nova versão, a primeira “major version”, contou com a espantosa contribuição de mais de 12.000 programadores voluntários e 1.200 empresas em todo o mundo, contemplando agora com 176.250 linhas de programação.

Um enorme salto.🚀

Este lançamento assinalava a “maturidade” do sistema, com sua primeira versão “estável” (stable), que a partir deste momento continha todas as funcionalidades esperadas de um sistema UNIX completo. Uma versão pronta para ambientes de produção.

sistema Linux 1.0.0 2
100% dos 500 computadores mais rápidos do mundo rodam hoje alguma variante do Linux

O Linux (ou alguma de suas variante) está presente hoje em 100% dos 500 computadores mais rápidos do mundo, além de dar vida também a dispositivos como celulares, tablets, aparelhos de TV, videogames, Internet das Coisas (IoT), servidores corporativos e muitos outros.

O lançamento desta primeira versão estável foi um marco importante no movimento de software livre, em sua busca por disponibilizar softwares de qualidade que possam ser estudados, modificados e distribuídos livremente, além de se apresentar como alternativa gratuita competitiva no segmento de sistemas operacionais proprietários, como o Microsoft Windows.

Leia aqui o Email original de Torvalds divulgando a nova versão.


E você, qual sua distribuição Linux preferida? Por quê?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Linus Torvalds apresenta em audiência pública a versão 1.0.0
Palestra de Linus Torvalds no TED
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *