Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 25 de agosto de 1980, a Microsoft apresentava seu novo sistema operacional baseado em Unix, o Microsoft XENIX.

Uai, mas a Microsoft vendia UNIX???

Pois é… durante algum tempo, a empresa das janelas andou flertando com outros sistemas. 😊

É estranho pensarmos nisso atualmente, mas houve um tempo em que a Microsoft buscou ofertar, como um produto seu, uma versão do sistema operacional multiusuário baseado no UNIX, “o sistema operacional do microcomputador do futuro“, dizia ela à época.

sistema operacional Microsoft XENIX 2
Interface típica do sistema

E curiosamente este teria sido o primeiro sistema operacional da empresa!

Isso aconteceria ainda antes do nascimento do MS-DOS, quando a empresa obteria, em 1979, uma licença dos códigos-fonte do sistema UNIX criado pela AT&T (Bell Labs), dado que, por questões legais, a Bell Labs estava impedida de comercializar diretamente o sistema como um produto.

Já em fevereiro de 1980, a Microsoft iniciaria os trabalhos de conversão das rotinas do sistema para os microprocessadores Intel de 16 bits, mais exatamente os Intel 8088 e 8086, introduzindo suas modificações e customizações (como a capacidade de ler arquivos do MS-DOS), cuja versão final seria anunciada ao mercado em 25 de agosto de 1980.

sistema operacional Microsoft XENIX 3
Discos da versão licenciada para o IBM PC

Seguindo a tradição dos sistemas baseados em UNIX serem batizados com o nome terminando em “-IX”, muito em função da Bell Labs não autorizar o uso do nome original, este novo sistema receberia a identificação “XENIX”.

O XENIX foi um sistema operacional baseado no aclamado UNIX, que trouxe ao universo dos microcomputadores, mais de uma década antes do Linux, as funcionalidades de sistemas multiusuário e multitarefa de tempo compartilhado, até então só disponíveis em computadores de grande porte.

sistema operacional Microsoft XENIX 4
Primeira aparição pública, na edição de 25 agosto de 1980 da revista Computerworld

Fundada por Doug Michels e seu pai Larry Michels e tendo como principal investidor a própria Microsoft, a recém-criada empresa Santa Cruz Operation (SCO) foi a responsável por realizar todo o trabalho “braçal” de desenvolvimento do sistema XENIX, incumbindo-se também de criar versões do sistema (ports) para várias plataformas distintas, como os microprocessadores Zilog Z-8000, DEC PDP-11 e Motorola 68000.

No ano seguinte, seria a vez da versão XENIX 2.0, com a atualização 2.3 lançada em 1982.

A Microsoft introduziria a versão XENIX 3.0 para CPU Intel 8086 em abril de 1983, seguida da versão XENIX 286 em agosto de 1984, destinada aos computadores tipo IBM PC/AT com microprocessador Intel 80286.

sistema operacional Microsoft XENIX 5
Anúncios da época

Durante uma boa parte da década de 80, o XENIX chegou a ser o “flavor” UNIX mais utilizado em todo o mundo, considerando a quantidade de computadores a executá-lo.

Contudo, muito embora a Microsoft planejasse transformar o MS-DOS do futuro em algo similar ao XENIX (o XEDOS ou Z-DOS), na medida em que o projeto conjunto com a IBM do sistema OS/2 começava a ganhar corpo, gradativamente a Microsoft foi perdendo interesse no XENIX.

Isso também foi estimulado pelo desmembramento do Sistema Bell nas várias empresas “Baby Bells” em 1982, o que habilitaria a Bell Labs a comercializar ela própria seu sistema, tornando difícil a competição direta da Microsoft com o criador original do sistema, culminando com a venda do XENIX para a SCO em 1987.

A partir de então, a SCO seguiria lançando, de forma autônoma, novas versões, posteriormente rebatizando o sistema como SCO UNIX e SCO OpenServer, cuja propriedade seria transferida para a Caldera Systems em 2000.

Para conhecer ou relembrar:

Quer matar a saudade ou conhecer o Xenix?

Aqui neste endereço você executa uma versão do XENIX que roda direto no seu navegador. Já neste outro site estão disponíveis imagens dos discos originais de instalação de diversas versões.


E você, utilizou alguma versão do Xenix?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Edição do programa Computer Chronicles sobre o Xenix
Edição do programa Computer Chronicles sobre o UNIX
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *