Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 6 de maio de 2004, o estudante da Universidade de Washington Rick Brewster lançava o software editor de imagens Paint.NET.

Desenvolvido por Rick Brewster, como seu projeto graduação no curso de Ciência da Computação na Universidade de Washington, o Paint.NET é um software de edição de imagens e fotos para computadores que executam o sistema operacional Windows, que rapidamente ganharia uma base de usuários fiéis devido à sua facilidade de uso e recursos poderosos.

Com uma primeira versão que produziu, ao longo de 15 semanas de trabalho, 36mil linhas de programação, o Paint.NET foi originalmente destinado a ser um substituto gratuito para o software Microsoft Paint (aquele nosso velho conhecido do Windows).

Contudo, dadas suas potencialidades, cresceu e se tornou uma ferramenta simples, mas poderosa, sendo comparado a outros pacotes de software de edição de fotos digitais “de peso”, como o Adobe Photoshop, o Corel PaintShop Pro, o Microsoft Photo Editor e o GIMP.

software Paint.NET 2
O visual “clean” da interface de usuário do aplicativo

Possui uma interface de usuário intuitiva e inovadora, com suporte para gerenciamento de camadas (layers), desfazer (undo) ilimitado, filtros, plugins e uma variedade de ferramentas úteis e poderosas.

Mas este “undo” infinito não sai de graça. Isso porque o Paint.NET usa seu disco rígido para armazenar arquivos temporários relacionados ao histórico de desfazer/refazer. Desta forma, a utilização de espaço em disco dependerá muito do tamanho e das ações que você realizar nas imagens.

O Paint.NET suporta muitos formatos de arquivos, incluindo alguns dos mais conhecidos como BMP, PNG, TIFF, JPG e GIF. Inclui também muitas ferramentas de pós-processamento, que podem ser usadas para obter resultados profissionais, como: desfoque, redução de olhos vermelhos, biselado (bevel), perspectiva, ruído, etc, além da edição de propriedades de cor, como brilho, saturação e contraste.

Embora originalmente de “código aberto”, após várias alegações de plágio por parte do seu criador, o software teve seu código fonte restrito em 2007, vindo a se tornar proprietário (fechado) em 2009, muito embora uma versão gratuita (freeware) ainda seja mantida.

Para conhecer ou relembrar:

Você poderá obter uma cópia do aplicativo Paint.NET gratuitamente neste endereço.


E você, qual o melhor software editor de imagens gratuito na sua opinião?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Tutorial Paint.Net
Conhecendo versões antigas
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *