O microcomputador portátil Elonex ONE de 2008
Em 28 de fevereiro de 2008, a empresa britânica Elonex lançava seu microcomputador portátil Elonex ONE, custando menos de £100.
Fundada no Reino Unido em 1986, pelo alemão Israel Wetrin, a Elonex é uma empresa de dispositivos eletrônicos como computadores, e-books, tablets, entre outros, bem como prestadora serviços no segmento de Tecnologia da Informação.
Na data de hoje, lançava seu novo dispositivo Elonex ONE, um microcomputador portátil tipo “netbook” de baixo custo, voltado ao segmento educacional.
Anunciado durante o evento “The Education Show“, prometia ser o laptop mais barato da terra da rainha, com um valor estimado de £99.
Quando do seu lançamento, a Elonex afirmava sua visão de que todo estudante deveria ter seu próprio computador, como forma de promover a alfabetização em informática no país.
Para alcançar seu objetivo, prometia ofertar computadores gratuitos à famílias de baixa renda, garantindo a doação de uma unidade a cada 100 vendidas.
Contava com uma CPU x86 compatível modelo “The LNX Code 8” operando a 300MHz, memória RAM de 128MB, unidade de armazenamento flash de 1GB (no lugar do disco rígido) e tela integrada tipo LCD integrada de 7” e resolução de 800×480 pontos.
Medindo 22 x 15 x 3cm e pesando menos de 1kg, vinha ainda equipado com conexão WiFi, rede Ethernet, Bluetooth, portas USB, entrada/saída de áudio e uma bateria que prometia 4h de autonomia.
Tinha como sistema operacional o “Linos”, uma distribuição proprietária baseada do conhecido sistema Linux, só encontrada nos dispositivos da empresa Aware Electronics e no Elonex ONE.
Posteriormente, o computador ganharia ainda os modelos Elonex One+, Elonex One T e Elone One T+.
Claramente, o Elonex ONE perseguia o objetivo criado pelo projeto One Laptop per Child – OLPC (Um Laptop por Criança) estabelecido em 2005, que buscava, por meio de parcerias tecnológicas e financiamento de diversas instituições, criar um computador portátil abaixo de US$ 100,00, que pudesse transformar a vida de crianças e jovens nos países em desenvolvimento.
E você, qual sua opinião sobre os computadores tipo netbook?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O computador portátil HP-75C de 1982
- O microcomputador Olivetti M-10 de 1983
- O microcomputador Toshiba Libretto de 1996
- O tablet Apple iPad de 2010
- O Microsoft Tablet PC de 2002
- O microcomputador Compaq Portable de 1982
- A rede Ethernet de 1973
- As redes sem fio IEEE 802.11 WiFi de 1997
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: