O sistema WordPress de 2003
Em 27 de maio de 2003, os programadores por Matt Mullenweg e Mike Little lançavam a revolucionária ferramenta de gestão de conteúdo WordPress.
Nesta data, era lançada a primeira versão do WordPress (a 0.70), um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (Content Management System – CMS) que mudaria para sempre a forma como as pessoas criam e administram seus sites na internet.
Era o início de revolução silenciosa no mundo da criação de websites.
Com uma proposta inovadora e de código aberto, o WordPress se tornaria rapidamente uma das plataformas mais populares e poderosas da World Wide Web.
Desenvolvido pelos programadores Matthew Mullenweg Charles e Mike Little, como uma derivação (fork) no sistema de blogs b2/cafelog (cujo desenvolvimento havia sido abandonado na versão 0.6 em 2002, pelo seu criador Michel Valdrighi), se propunha a fornecer uma plataforma acessível e fácil de usar, com a qual qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos avançados de programação, pudesse criar um site.
Uma das principais características do WordPress é sua interface intuitiva e amigável, que permite a criação e edição de conteúdo de forma simples e rápida, além de oferecer uma ampla gama de funcionalidades que o tornam uma ferramenta completa e versátil.
Desde o início, o sistema se destacou pela enorme capacidade de personalização, permitindo que os usuários escolhessem entre uma infinidade de temas e plugins, adaptando seus sites às suas necessidades específicas. Essa flexibilidade fez com que o WordPress fosse adotado em diferentes áreas, desde blogs pessoais até sites corporativos e lojas online. Praticamente um canivete suíço. 😃
Outra de suas grandes funcionalidades era seu foco na otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization – SEO), oferecendo ferramentas que facilitam a indexação e o ranqueamento de páginas nos motores de busca (como o Google e Bing), contribuindo para aumentar a visibilidade e o tráfego dos sites.
Com o passar dos anos, o WordPress evoluiu e ganhou recursos poderosos, como a criação de tipos de conteúdo personalizados e dinâmicos, que permitem aos usuários criar estruturas de informação mais complexas, indo muito além dos tradicionais posts e páginas.
Além disso, o sistema incorporou recursos de comércio eletrônico, tornando-se uma plataforma completa para a criação de lojas online.
Grande parte de seu sucesso vem da gigantesca comunidade de desenvolvedores existente ao redor do mundo, super ativa e engajada, que contribui com o permanente desenvolvimento do sistema, criando novos temas, plugins e traduções para diferentes idiomas, mantendo-o ainda atualizado, seguro e em constante evolução.
A primeira “versão maior” (major version) , o WordPress 1.0, chegaria no início do ano seguinte, em 3 de janeiro de 2004. Contava com recursos super incríveis, como um procedimento de instalação mais simplificado, possibilidade de múltiplas categorias por postagem, melhorias na interface do usuário, links permanentes amigáveis aos mecanismos de pesquisa, recurso de moderação de comentários e muito mais.
Em 2023, o WordPress é a escolha de milhões de pessoas e empresas em todo o mundo, com estatísticas indicando seu uso em mais de 800 milhões de sites na Internet, de pequenos blogs até grandes portais, o que equivale a mais de 40% de todos os sites existentes na grande rede.
E você, já utilizou o WordPress em algum site seu?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A primeira conferência Internacional da World-Wide Web de 1994
- O código-fonte da Web era tornado público em 1993
- A primeira página WEB da história de 1991
- O primeiro servidor de páginas web de 1991
- O navegador NCSA Mosaic de 1993
- O primeiro domínio de Internet de 1985
- A Extensible Markup Language XML 1.0 de 1998
- A linguagem de programação Java de 1995
- O Java JDK 1.0 de 1996
- O primeiro Banner da Internet de 1994
- O Google adquiria o Blogger em 2003
- A recomendação Terse RDF Triple Language (Turtle) de 2014
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: