O Apple iPod mini de 2004
Em 6 de janeiro de 2004, a norte-americana Apple anunciava a nova versão do seu revolucionário tocador de música portátil, o iPod mini.
Desenvolvido pela famosa empresa de tecnologia Apple Inc, o iPod mini, “versão reduzida” do iPod, foi um reprodutor de música portátil que conquistou os corações dos amantes da música ao oferecer uma combinação de design elegante, capacidade de armazenamento surpreendente e uma experiência de usuário intuitiva.
Projetado para competir com outros reprodutores de mídia portáteis da época, como o Creative Zen Micro e o Digital Networks Rio Carbon, o iPod mini de cara já se destacava pelo seu design inovador.
Com dimensões mais compactas em relação ao modelo original e uma variedade de opções de cores vibrantes (prateado, dourado, azul, rosa e verde), trazia uma estética moderna e atraente ao mundo dos reprodutores de música.
Seu corpo de alumínio anodizado lhe conferia ainda grande durabilidade e um toque super agradável, enquanto seu famoso botão “scroll wheel”, tornava a navegação pelo menu muito mais intuitiva, permitindo aos usuários passear pelos menus e controlar a reprodução de música com um único botão redondo de múltiplas funções.
Outra de suas características revolucionárias era que, embora pequeno no tamanho, dispunha ainda de grande capacidade de armazenamento, baseada nos microdrives da Hitachi (em versões de 4 GB e posteriormente 6 GB), que permitia aos usuários levar milhares de músicas no bolso, eliminando a necessidade de carregar seus CDs ou fitas K7.
O conjunto se completava com a tela LCD monocromática que, apesar de pequena, exibia informações relevantes de maneira clara e simples e a bateria de longa duração, que contribuía para a conveniente portabilidade do dispositivo.
Além de todos os atributos físicos mencionados, o sucesso do iPod mini também foi enormemente impulsionado pela plataforma iTunes, que simplificava o processo de transferência de músicas para o dispositivo, contribuindo para a ascensão da Apple como líder no mercado de música digital.
Lançado em 20 de fevereiro de 2004, embora tenha sido considerado “caro” pela crítica (com um preço original de US$ 249), o iPod mini foi um retumbante sucesso de vendas, superando as expectativas da Apple e esgotando rapidamente nas lojas (que tinham dificuldade em manter o produto em estoque).
No ano seguinte, em 23 de fevereiro de 2005, a Apple lançaria ainda a segunda geração do iPod mini, com uma capacidade de armazenamento de 6 GB e uma bateria com maior duração.
Mas curiosamente, e para surpresa de muitos, o iPod mini seria descontinuado em 7 de setembro de 2005, quando foi substituído pelo iPod nano, um modelo mais fino e mais leve, com uma tela colorida e agora usando as modernas e revolucionárias memórias do tipo “flash” no lugar do pequeno disco rígido.
E você, teve algum dos modelos de iPod? Qual?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O Apple iPod de 2001
- O mp3 player Apple iPod Nano de 2005
- A fita cassete K7 de 1963
- A Apple iTunes Music Store de 2003
- O aplicativo Apple iTunes de 2001
- O aplicativo mp3 Nullsoft Winamp de 1997
- A RIAA processa pessoas por download de mp3 em 2003
- O aplicativo MP3 l3enc de 1994
- O disco vinil Long-Play LP de 1948
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: