O jogo Descent de 1995

Em 3 de março de 1995, a Parallax Software e a Interplay Entertainment lançavam no Reino Unido o jogo Descent, revolucionando o mundo dos jogos 3D.
Concebido pela desenvolvedora de games Parallax Software e a distribuído pela Interplay Entertainment, Descent foi um jogo criado originalmente para computadores tipo PC com sistema operacional MS-DOS, que redefiniria o gênero de Tiro em Primeira Pessoa (FPS) ao introduzir um sistema de movimentação totalmente tridimensional e com gráficos surpreendentes.
Diferente de títulos contemporâneos como Doom e Wolfenstein 3D, que limitavam os jogadores a movimentos em dois eixos (para frente, para trás, esquerda e direita), Descent revolucionou ao permitir que os jogadores se movimentassem livremente em seis direções (para frente, para trás, para os lados, para cima e para baixo), criando uma experiência inédita de exploração de túneis e instalações subterrâneas e de combate sem gravidade.

Criado pelos programadores Mike Kulas e Matt Toschlog, em Descent os participantes podiam voar por corredores estreitos, dar piruetas no ar e explorar labirintos complexos, tudo isso graças ao inovador “engine” (motor gráfico) capaz de criar objetos poligonais 3D verdadeiros e efeitos de iluminação dinâmicos, funcionalidades que poucos jogos da época conseguiam oferecer.
O motor gráfico de Descent era de fato um dos seus maiores diferenciais. Ao contrário de outros jogos da época, que utilizavam motores baseados em mapas de altura (como o Doom), ele empregava um mecanismo totalmente poligonal baseado em um sistema conhecido como “renderização de portal”, permitindo ambientes realmente tridimensionais, sem comprometer a velocidade.
Esse sistema eliminava as restrições de pisos e tetos fixos, possibilitando a rotação completa em qualquer direção, algo inédito para a época. Além disso, a engine foi otimizada para suportar cálculos avançados de iluminação e renderização, proporcionando um nível de imersão e realismo muito superiores ao de outros jogos de tiro disponíveis no mercado.

Tendo como cenário o ano de 2169, a trama de Descent coloca os jogadores no papel de um mercenário “Material Defender”, contratado pela empresa Wolfenstein 3D) para eliminar robôs mineradores que haviam se rebelado devido a um vírus de inteligência artificial.
O jogador pilota a nave de combate “Pyro-GX”, equipada com uma variedade de armas, tendo com missão localizar e destruir o reator central de energia de diversas minhas espalhadas pelo sistema solar, ao mesmo tempo em que transita pelos intrincados caminhos da instalação industrial, enfrentando inimigos cada vez mais desafiadores e resgatando reféns.
Após iniciar a reação em cadeia que resultará na explosão do reator e a destruição da instalação, o jogador precisará percorrer rapidamente todo o caminho de volta, a fim de escapar com vida da explosão mortal.
Ao todo, 30 níveis estavam disponíveis para serem explorados, representando diversas minas e instalações militares espalhadas pelo Sistema Solar, exigindo dos jogadores um senso de orientação (e uma memória) aguçados, a fim de conseguirem se deslocar pelos diversos possíveis caminhos.

Além do modo de jogador único (singleplayer), Descent foi um dos primeiros jogos a popularizar o multiplayer em rede local, permitindo batalhas entre até 8 participantes, utilizando para tal o protocolo de comunicação IPX, desenvolvido pela Novell.
Em sua modalidade multiplayer, Descent oferecia diversos formatos de jogo. No modo “Anarchy”, essencialmente um deathmatch clássico, os jogadores competiam entre si, tentando eliminar uns aos outros para acumular o maior número de pontos. Na variante “Team Anarchy”, similar à anterior, os jogadores eram divididos em equipes, adicionando um elemento tático ao confronto.
Uma variação adicional, chamada “Anarchy with Robots”, adicionava inimigos controlados pela IA ao combate, tornando as partidas ainda mais caóticas e imprevisíveis. Na última das modalidades, o “Cooperative Mode”, os jogadores podiam unir forças para enfrentar os robôs inimigos juntos, compartilhando munição e estratégias para completar as missões de forma mais eficiente.

A versão norte-americana para o sistema MS-DOS seria lançada dias depois, em 17 de março de 1995. Os usuários de Macintosh precisariam aguardar mais uns meses, com a versão da plataforma desembarcando em dezembro de 1995. Uma última versão para computadores Acorn Archimedes com sistema RISC OS seria lançada em 1998.
Os consoles de videogame também não ficariam de fora, com as versões para o Sony PlayStation chegando em 1996. Ports para SEGA 32X, 3DO, SEGA Saturn, Nintendo 64 e Nintendo Wii chegaram a ser anunciadas, mas nunca foram efetivamente lançadas.
O sucesso do jogo, que vendeu mais de 1 milhão de cópias (apesar de oferecer uma versão shareware gratuita jogável), garantiria ainda duas sequências, Descent II (13 de março de 1996) e Descent 3 (17 de junho de 1999), além de influenciar outros títulos do gênero de tiro espacial.
Para conhecer ou relembrar:
Quer matar a saudade jogando uma partidinha? Uma versão que roda direto no seu navegador está disponível aqui neste endereço. A imagem do disco de instalação pode ser baixada aqui neste site.
Íntegra do manual do usuário:
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Vídeo(s):
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Mais em:
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS de 1981
- O jogo DOOM de 1993
- O jogo Wolfenstein 3D de 1992
- O sistema operacional de rede Novell NetWare de 1983
- O videogame Sony PlayStation PS1 de 1994
- O jogo Call of Duty de 2003
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
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