Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 29 de outubro de 2003, a Activision lançava a primeira versão do aclamado jogo Call of Duty, para computadores do tipo PC.

Desenvolvido pela produtora de jogos norte-americana Infinity Ward (a partir do mecanismo de jogo “Quake III Arena engine”) e publicado pela Activision, Call of Duty é um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) que viria a se tornar um dos títulos mais influentes da indústria de jogos.

O enredo do jogo se desenrola durante a Segunda Guerra Mundial, em uma ambientação que mergulha os jogadores nos mesmos horrores e desafios enfrentados pelos soldados que participaram naquele conflito.

Com uma narrativa “cinematográfica”, levava os jogadores a uma experiência imersiva de tirar o fôlego, com cenários detalhados, efeitos sonoros realistas e uma trilha sonora envolvente, permitindo que os jogadores experimentassem a guerra por meio dos olhos de três soldados diferentes: um americano, um britânico e um russo, cada um lutando em cenários e missões diferentes.

jogo Call of Duty 2
Capa da versão original para IBM PC

O jogo possuía modos para um e vários jogadores. No modo para um jogador (singleplayer), o jogador assume o papel de diferentes soldados aliados que participam de missões históricas, podendo se utilizar de diferentes armas, granadas, binóculos e veículos para combater os inimigos nazistas.

O modo multijogador (multiplayer) foi também revolucionário para a época, com os jogadores podendo competir uns contra os outros em batalhas intensas, uma característica que se tornaria um dos principais atrativos da série Call of Duty nos anos seguintes, tornando-se um dos pilares da franquia.

Call of Duty oferecia ainda vários modos distintos de jogo, como deathmatch (todos contra todos), search and destroy (times se alternam entre atacar e defender objetivos), headquarters (times competem para capturar e manter uma determinada posição, selecionada aleatoriamente no mapa), dentre outros.

Havia ainda uma variedade de mapas disponíveis, cada um com suas próprias características e desafios, todos baseados em locais da Segunda Guerra Mundial, contribuindo para a imersão no cenário do jogo.

Aclamado pela crítica e pelo público por sua jogabilidade realista, gráficos impressionantes, som imersivo e narrativa envolvente, ganharia vários prêmios, como o BAFTA de melhor jogo de ação, Jogo do Ano da Academy of Interactive Arts & Sciences, melhor jogo de tiro pela IGN, melhor jogo de PC pela GameSpot e o Spike Video Game Award de melhor jogo militar.

jogo Call of Duty 3
Cenários com ambientação super realista

É um enorme sucesso comercial, vendendo mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo, Call of Duty é considerado um dos melhores jogos de guerra de todos os tempos e iniciou uma das franquias mais populares e lucrativas da história dos videogames.

Todo este sucesso levaria ao desenvolvimento de inúmeras sequências, expansões e a uma franquia que se tornaria uma das mais populares na indústria de videogames, abordando nas versões posteriores diferentes períodos históricos, bem como cenários futuristas e modernos.

Com versões portadas para inúmeras outras plataformas, como macOS, Nintendo [DS,GameCube,Wii,WiiU], Nokia N-Gage, Sony PlayStation [2,3,4,5,Portable,Vita], Microsoft Xbox [360,One,Series], Apple iOS, Android, BlackBerry e java, atingiria a marca estratosférica de mais de 400 milhões de cópias comercializadas no total.


E você, qual sua versão preferida de Call of Duty?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Uma partida da versão original de 2003
Evolução das versões de 2003 a 2023
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *