Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 19 de janeiro de 1983, a Apple apresentava o primeiro modelo do seu microcomputador Apple LISA.

Com um projeto encabeçado por Steve Jobs iniciado em 1978, o LISA foi o primeiro computador desktop tipoall-in-one (tudo em um) da Apple e um dos primeiros comercialmente disponíveis a ofertar uma interface gráfica integrada e um mouse.

A “inspiração” para o projeto veio depois de uma visita da equipe da Apple ao laboratório PARC da da empresa Xerox, cuja passagem foi retratada numa cena do filme Piratas do Vale do Silício de 1999. (assista abaixo, na seção de vídeos)

computador Apple LISA 4
Vista interna traseira

O Apple LISA contava com um microprocessador Motorola 68000 rodando a 5MHz de velocidade, memória RAM de 1MB (expansível até 2MB), memória ROM 16KB, monitor de 12” monocromático com resolução de 720×360 pontos, um disco rígido integrado de 5MB e duas unidades de disquetes de 5 ¼”. Uma configuração super poderosa para a época!

computador Apple LISA 2
Anúncio da época

Embora trouxesse diversas inovações, seu alto preço (na casa de 10mil dólares), aliado à total incompatibilidade com o Apple II, fez com que fosse um fracasso de mercado.

Apple LISA 2

Mesmo com as fracas vendas, em janeiro de 1984 o Apple LISA receberia uma revisão de hardware, originando a nova versão “LISA 2“, com os modelos LISA 2/5 e LISA 2/10.

Com um novo projeto que substituía as duas unidades de disquetes de 5¼” por uma única de 3½”, os modelos contavam com variações nas quantidades de memória RAM (agora de 512KB no modelo LISA 2/5), opção de disco rígido (de 5MB ou 10MB) e preços reduzidos, tudo na tentativa de aumentar suas vendas.

computador Apple LISA 5
O novo modelo LISA 2

A questão é que, no mesmo mês de janeiro a própria Apple lançaria o Macintosh, bem mais barato, minando ainda mais o mercado do Apple LISA.

Apple Macintosh XL

Em mais uma tentativa de conseguir algum espaço no mercado, um ano depois, em janeiro de 1985, o Apple LISA seria integrado à família Mac, com o modelo Apple Lisa 2/10 sendo rebatizado como “Macintosh XL“, ganhando um corte de 50% no preço e passando a suportar aplicativos criados para o sistema operacional original do Mac, o MacOS. Uma espécie de “Macintosh gigante”. 😊

computador Apple LISA 3
Integração entre as linhas Macintosh e LISA

Sem qualquer perspectiva de sucesso, com o mercado cheio de Macs e Apple II, o projeto de mais de US$ 50 milhões do LISA foi finalmente abandonado em 1986.

Um triste fim para um sistema tão inovador.

Apesar de muitos acreditarem que sim, o LISA não é um antecessor do Macintosh, sendo seus sistemas incompatíveis entre si, ainda que compartilhem um conceito de interface gráfica “parecida”.


E você, já usou um Apple LISA?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Vídeo institucional do LISA
Desmontando um LISA
A Apple conhece a interface gráfica do Xerox Alto
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *