O sistema operacional Microsoft Windows XP de 2001
Em 25 de outubro de 2001, a Microsoft lançava o bem-sucedido e adorado sistema operacional Microsoft Windows XP.
O sistema operacional (SO) Microsoft Windows XP, cujo nome derivava da palavra “eXPerience” (experiência), foi um conjunto de SOs de 32 e 64bits para computadores pessoais, que chegou para suceder os sistemas Microsoft Windows 2000 (de uso corporativo) e Microsoft Windows ME (de uso doméstico), consolidando definitivamente as duas linhas.
Era a primeira versão para usuários domésticos baseada na arquitetura NT, abandonando definitivamente o sistema MS-DOS, que, embora escondido, ainda estava lá presente no Windows ME.
Incluía, entretanto, um “modo de compatibilidade” que possibilitava aos softwares escritos para as versões anteriores do Windows serem executados no XP.
Foi comercializado em três versões básicas: Home Edition (para uso doméstico), Professional Edition (uso corporativo e usuários avançados) e a Media Center Edition (com recursos multimídia avançados).
Houve ainda algumas variantes, como as versões Starter (versão de baixo custo da Home Edition) e a TabletPC (para dispositivos com tela de toque).
Apresentado publicamente durante um evento na sede da empresa em 24 de agosto de 2001, foi sucesso de crítica e de vendas, embalados por um investimento de US$ 1 bilhão em ações de marketing.
Seguindo o ditado de que em time que está ganhando não se mexe, só viria a ser substituído pelo Windows Vista no ano de 2007, que não obteve grande aceitação do público.
Isso fez com que o XP continuasse sendo o SO mais usado no mundo até o ano de 2012, quando foi finalmente ultrapassado pelo Windows 7, que curiosamente já estava disponível desde 2009.
Todo este sucesso fez com que recebesse o título de melhor versão do Windows já produzida.
Windows XP Media Center Edition
Prometendo transformar o computador em um “hub de entretenimento doméstico”, reunindo funcionalidades de TV, música, fotos e vídeo em uma única plataforma integrada, o Windows XP Media Center Edition, lançado em 29 de outubro de 2003, foi uma versão do sistema operacional Windows XP focada em multimídia.
Tinha como uma de suas características destacadas a capacidade de sintonizar e gravar programas de TV ao vivo, diretamente no computador, graça à sua integração com hardwares sintonizadores de TV que, associados à interface amigável do sistema, permitia aos usuários navegar pelos canais, agendar gravações e até mesmo pausar ou retroceder transmissões ao vivo, proporcionando uma flexibilidade até então inédita no sistema Windows.
O Windows XP Media Center Edition oferecia ainda recursos para gerenciamento de mídia, com os quais os usuários podiam organizar suas coleções de música, fotos e vídeos de maneira intuitiva, facilitando o acesso e a reprodução de conteúdo multimídia. Sua interface adaptada para uso com controles remotos, transformava a experiência em algo simples como operar uma TV.
Para conhecer ou relembrar:
Quer conhecer o matar a saudade do Windows XP? Aqui neste endereço você executa uma versão que roda direto no seu navegador.
E você, teve uma história de amor ou de ódio com o Windows XP?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O sistema operacional Microsoft Windows NT 3.5 de 1994
- O sistema operacional Windows 95 de 1995
- A criação da Microsoft em 1975
- O Microsoft Windows NT 4 de 1996
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS de 1981
- O Microsoft Windows 1.0 de 1983
- O sistema operacional Microsoft Windows 2000 de 2000
- O sistema operacional Microsoft Windows Mobile 2003 de 2003
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: