Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 13 de maio de 1884, na cidade de Nova Iorque/EUA, acontecia a reunião de fundação do American Institute of Electrical Engineers AIEE (Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas).

Nesta época, serviços e equipamentos baseados em energia elétrica começavam a fazer parte da vida das pessoas, sendo o telégrafo um dos mais comuns. Assim, alguns cidadãos já ganhavam suas vidas como telegrafistas ou eletricistas, instalando as expansões das linhas.

Uma dessas pessoas que iniciou sua vida profissional como telegrafista foi o conhecido inventor Thomas Alva Edison (aquele da lâmpada), que nesta época, agora grande empresário, tinha começado a investir em geração de energia elétrica com a construção da sua primeira usina em 1882.

American Institute of Electrical Engineers AIEE 4
Anúncio no jornal da época com o chamamento para fundação do Instituto

Foi quando, em 1884, o engenheiro Nathaniel Shepard Keith, percebendo o crescimento deste segmento da indústria, propôs a criação do AIEE por meio de um convite público em um anúncio de jornal.

Ninguém menos que Thomas Edison foi um dos que respondeu ao chamamento e esteve presente na histórica reunião.

American Institute of Electrical Engineers AIEE 5
Foto de 1923 com alguns dos ex-dirigentes da associação

Ele, e outra pessoa também pouco conhecida, um tal de Alexander Graham Bell (aquele do telefone), fizeram parte da primeira diretoria da instituição, juntamente com telegrafistas, cientistas e representantes de várias empresas.

Tendo como primeiro presidente o empresário Norvin Green, dirigente da empresa Western Union Telegraph Company, o AIEE declarava em seus registros, como objetivos da instituição:

“Promover as Artes e Ciências relacionadas com a produção e utilização de eletricidade e o bem-estar dos empregados nestas Indústrias: por meio de relações sociais, a leitura e discussão de documentos profissionais e a sua circulação por meios de publicação entre membros e associados de informações assim obtidas.”

American Institute of Electrical Engineers AIEE 2
“Journal of the AIEE”, histórico periódico que foi um grande responsável pela disseminação de informações

Uma das grandes contribuições da AIEE, e que seria um dos seus grandes legados, foi também a criação de toda uma sistemática de produção, revisão e publicação de artigos e normativos técnicos do setor, com alguns dos seus exemplares disponíveis aqui neste endereço.

Com o passar dos anos, o AIEE foi paulatinamente focando seus trabalhos mais especificamente no setor de energia elétrica, deixando o segmento de radiocomunicação “relativamente” de lado.

Isso acabou gerando algumas insatisfações nos engenheiros eletricistas das demais áreas, promovendo a criação de outras organizações, como: Society of Wireless Telegraph Engineers (1907), Wireless Institute (1909) e o Institute of Radio Engineers – IRE (1912).

American Institute of Electrical Engineers AIEE 3
Neste mesmo ano, o AIEE representaria os EUA na feira internacional do segmento , que aconteceria em setembro

Estas diversas instituições coexistiram durante bastante tempo, até que, em janeiro de 1963, o AIEE e o IRE se fundiriam para a criação daquela que está entre as organizações não governamentais mais influentes do mundo da tecnologia: o Institute of Electrical and Electronic Engineers (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), mais conhecido pela sua sigla IEEE.


E você, conhece a história de alguma das associações de engenheiros aqui do Brasil?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *