A apresentação pública do Circuito Integrado em 1959
Em 24 de março de 1959, durante a convenção anual do Institute of Radio Engineers no New York Coliseum, a Texas Instruments realizava a apresentação pública do Circuito Integrado, ou melhor, o “Circuito Sólido” como foi anunciado.
Tudo bem… o nome “circuito sólido“ não pegou e estas maravilhas inventadas no ano anterior ficariam conhecidas mesmo como Circuitos Integrados (CI) ou simplesmente “microchips”. 😊
Vivíamos uma era de avanços grandiosos e espetaculares como o início da exploração do espaço com os primeiros foguetes, computadores enormes, aviões a jato… mas, curiosamente, durante a apresentação, fora a equipe da própria Texas Instruments, poucos percebiam o que estava diante deles.
Até mesmo o famoso jornal The New York Times, que cobriu o evento, só reservaria os dois últimos parágrafos de sua matéria para falar dele, dando, contudo, enorme atenção à um sistema de radionavegação da Westinghouse que prometia veículos autônomos (sem motoristas) e à um sistema de transporte de correspondências via foguete.
Nenhum desses dois projetos “mirabolantes”, claro, deu em lugar algum.
Mas o seu inventor, o engenheiro John St. Clair Kilby (Jack Kilby), e o presidente da empresa, Patrick Haggerty, sabiam exatamente o que tinham em mãos, anunciando numa coletiva de imprensa em um prédio próximo que o dispositivo criado pela empresa revolucionaria o desenvolvimento de computadores, foguetes, satélites, telefones, rádios, aparelhos de TV, equipamentos médicos, etc…
Mas como toda nova tecnologia, estes dispositivos ainda eram caros para substituírem de imediato os circuitos construídos com componentes discretos, como transistores, resistores e capacitores.
Isso mudaria com a chegada do presidente John Fitzgerald Kennedy o governo, que injetaria milhões de dólares dos cofres públicos na criação de mísseis intercontinentais e no atingimento de sua meta pessoal de levar o homem até a Lua, estimulando o desenvolvimento destes dispositivos e reduzindo seu custo de produção em quase 30 vezes.
O fato é que sem os CIs, todas as “modernidades” que nos cercam, como os PCs, TV, internet, celulares e até mesmo uma simples calculadora portátil, não seriam possíveis.
É inegável que a invenção deste dispositivo mudou o rumo da humanidade para sempre.
E você, em quais áreas acha que os Circuitos Integrados foram mais importantes?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O primeiro Circuito Integrado da história de 1958
- A Lei de Moore de 1965
- O computador Apollo Guidance Computer AGC de 1968
- O microcomputador Texas Instruments TI-99/4 de 1979
- O computador Texas Instruments TI-99/4A de 1981
- A fundação do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos IEEE em 1963
- O American Institute of Electrical Engineers AIEE de 1884
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: