Em 01 de janeiro de 1963, era realizada a fundação do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos IEEE, uma das organizações não governamentais mais influentes do mundo da tecnologia.

Esta história começava em 1884, quando o engenheiro Nathaniel Shepard Keith, percebendo o crescimento da indústria dos serviços e equipamentos baseados em energia elétrica, funda, na cidade de Nova Iorque/EUA, do American Institute of Electrical Engineers – AIEE (Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas).

Com o passar dos anos, o AIEE foi focando seus trabalhos mais especificamente no setor de energia elétrica, deixando os sistemas de comunicações um tanto de lado, o que acabou gerando certo descontentamento entre os engenheiros de telecomunicações, promovendo a criação de outras organizações.

Dentre estas organizações estavam a Society of Wireless Telegraph Engineers (1907) e o Wireless Institute (1909), que viriam a se juntar para formar, em 1912, o Institute of Radio Engineers (IRE).

Diferentemente do AIEE, que se intitulava uma instituição “americana”, o IRE já nasceu com a concepção de ser uma instituição internacional”, tendo sempre em sua diretoria a participação de membros de outros países.

Com o crescimento as comunicações via rádio nas décadas seguintes, o IRE encabeçou diversos movimentos de padronização, normatização e difusão de informações, especialmente através de publicações periódicas editadas pela instituição.

fundação do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos IEEE 2
Alguns dos padrões definidos pelo IEEE

Promoveu ainda ações de cooperação com diversas associações de fabricantes, participando ativamente da criação da Federal Communications Commission (FCC), o equivalente da nossa ANATEL nos EUA.

Originalmente uma instituição pequena e com poucos associados, viu seu número de membros crescer nos anos seguintes (especialmente nos anos 50), ultrapassando em 1957 o número de associados do AIEE, mesmo ano em que as negociações para uma possível fusão entre as duas entidades se iniciaram.

Depois de alguns anos de conversas, e algumas desavenças, em janeiro de 1963 o AIEE e o IRE se fundiriam para a criação daquela que está entre as organizações não governamentais mais influentes do mundo da tecnologia: o “Institute of Electrical and Electronic Engineers” (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), mais conhecido pela sua sigla “IEEE”.

Nascido com um número de 150.000 associados em 1963, dos quais 93% eram norte-americanos, o IEEE cresceu e ampliou suas fronteiras, congregando atualmente mais de 400.000 membros espalhados por mais de 160 países, com um quantitativo de membros estadunidenses não mais representando maioria.

O IEEE é hoje responsável pela produção de mais de 30% das publicações relacionadas à Engenharia Elétrica, Eletrônica e Ciência da Computação, distribuídas em mais de 200 periódicos e 1200 conferências anuais, com todo o conteúdo disponível por meio do portal IEEE Xplore.

E você, saberia dizer alguns dos padrões criados pelo IEEE que estão presentes em nosso dia a dia?

O padrão IEEE 802 que mudou o mundo
Padrões IEEE em nosso dia a dia