A Intel cortava os preços em 1994

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 05 de julho de 1994, em um inédito movimento competitivo, a empresa norte-americana Intel cortava os preços de suas linhas de microprocessadores.

Numa decisão impulsionada por uma combinação de fatores, a gigante dos chips de computador Intel Corporation anunciava, no dia de hoje, um corte significativo nos preços de seus microprocessadores, incluindo os modelos da linha Intel Pentium e Intel 80486, seus carros chefes na época.

Dentre estes fatores estava a forte concorrência de outros fabricantes, como a AMD e a Cyrix, que vinham colocando no mercado alternativas a preços bem mais baixos (como os Am486 e Cx486), pressionando a Intel a ajustar seus valores para manter sua participação no segmento.

Outra de suas motivações era sua estratégia para incentivar consumidores e empresas a adotarem sua nova tecnologia, tentando fazer do seu chip Intel Pentium (que oferecia melhor desempenho em comparação com a linha 80486) um padrão para os PCs em todo o mundo.

Intel cortava os preços 2
A nova estratégia de preços incluía ainda uma intensa campanha de marketing, que destacava as “vantagens” do Pentium

Isso porque seus concorrentes no universo x86 compatível, até aquele momento, só eram capazes de produzir clones dos seus Intel 80486. Induzir o mercado a adotar o novo Pentium os colocaria em uma vantagem estratégica. Sem concorrência direta.

Era uma “ruptura” com sua tradicional prática de alterações trimestrais de preços, anunciando agora que, ao longo dos 3 meses seguintes, faria dois ajustes (cortes) em suas tabelas comerciais.

Esses cortes de preços tornaram os processadores Intel Pentium bem mais acessíveis, ajudando a Intel não só a manter sua posição de liderança, mas também a acelerar a transição tecnológica que a colocaria novamente à frente isolada da disputa.

Ao mesmo tempo, com esta jogada, a Intel também tentava frear a crescente ameaça do novo chip criado em conjunto pelas empresas Apple-IBM-Motorola (AIM Alliance), o PowerPC, lançado dois anos antes, que prometia oferecer alta capacidade de processamento a custo baixo.


E você, prefere os processadores Intel ou AMD?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Evolução da Intel
Intel: madrinha dos computadores modernos
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *