Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 29 de outubro de 1984, a IBM lançava sua nova aposta para o mercado da terra do sol nascente, o microcomputador IBM JX 5511 PCjx.

Desenvolvido pela subsidiária japonesa da IBM e fabricado pela Matsushita Electric Industrial, o IBM JX 5511 desembarcava no ano seguinte ao lançamento do IBM 5550 Multistation, somando forças em sua tentativa de conquistar o mercado asiático e parte da Oceania, talvez como uma resposta ao sucesso de computadores japoneses como o NEC PC-98 e o Fujitsu FM.

microcomputador IBM JX 5511 PCjx 2
Vista traseira, com o módulo adicional de disco rígido sobreposto

Também conhecido como IBM JX, ou IBM PCjx, o microcomputador foi projetado especificamente para os mercados do Japão, Austrália e Nova Zelândia, mirando os segmentos de computadores educacionais e no setor público, com foco em acessibilidade e usabilidade.

O IBM JX 5511 destacava por seu design compacto e suas capacidades gráficas avançadas para a época, tratando-se de uma versão “incrementada” do IBM PCjr, que havia sido lançado nos Estados Unidos no ano anterior.

Contava com um processador de 16 bits Intel 8088 de 4,77 MHz de velocidade, memória RAM de 64 KB (com modelos de 128KB-JX2 e 256KB-JX3), memória ROM de 128KB, adaptador de vídeo ECGA (o desconhecido “Enhanced Color Graphics Adapter”) com resolução de até 640×200 pontos e 32KB de memória dedicada, gerador de som Texas Instruments SN76489A de 4 canais, duas unidades de disquetes de 3½” de 720KB de capacidade (unidades de 5 ¼” e disco rígido opcionais), teclado profissional sem fio com conexão infravermelho (nas modalidades japonês e inglês), 3 slots de expansão internos (formato proprietário), além de conexões externas para vídeo, caneta óptica, cartuchos, gravador k7, joysticks, comunicação por infravermelho e paralela (impressora). Porta serial opcional, por meio de uma placa adaptadora.

microcomputador IBM JX 5511 PCjx 3
Placa principal

Numa época em que a maioria dos computadores utilizava disquetes de 5 ¼”, a opção do IBM JX 5511 pelos novíssimos discos de 3 ½” era uma inovação e tanto. O sistema operacional utilizado, contudo, não estava preparado para ela, só sendo capaz de reconhecer a “metade” da capacidade da unidade, utilizado apenas 360KB do seu espaço total. 😊 Uma atualização posterior resolveria a questão, permitindo a utilização pelo usuário de todos os 720KB do disco.

Em relação ao seu software, operava com o sistema operacional IBM PC-DOS 2.1, que foi adaptado para o idioma japonês, tornando o IBM JX 5511 um dos primeiros computadores da IBM a ser configurado para um público não falante do idioma inglês.

microcomputador IBM JX 5511 PCjx 4
Anúncios da época

O pacote do IBM JX 5511 se completava com as linguagens de programação Microsoft Disk BASIC e o Microsoft Advanced BASIC. Ao se ligar o microcomputador sem um disquete inserido, o sistema carregava automaticamente o interpretador Microsoft Cassette BASIC, capaz de ler e gravar dados de uma unidade de fita K7.

Apesar das inovações e da tentativa de expansão da IBM no mercado asiático, o PXjx não obteria grande sucesso comercial. Embora a IBM esperasse vender 200.000 unidades do JXPC, apenas 40.000 unidades foram produzidas.

Seu preço elevado, aliado à forte concorrência de empresas japonesas, como a NEC e a Fujitsu, faria com que computador fosse definitivamente descontinuado em 1987.

Aproveitando o estoque restante, a IBM Japão doaria 15.000 unidades do JXPC a seus funcionários, em homenagem ao 50º aniversário da empresa.

Para conhecer ou relembrar:

Abaixo, a íntegra do manual técnico:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab


E você, já operou algum exemplar do IBM JX 5511 PCjx?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Comercial de TV da época (Japão)
Comercial de TV da época (Inglês)
Desmontando um IBM JX
Carregando o IBM PC-DOS em japonês
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *