Em 14 de agosto de 1984, a gigante dos computadores IBM lançava o novo membro da família IBM PC, o IBM PC/AT 5170.

Quinto modelo da linha de PCs da IBM, formada pelo IBM PC 5150, IBM PCjr 4860, IBM PC/XT 5160 e do IBM Portable 5155, o IBM Personal Computer/Advanced Technology modelo 5170, ou simplesmente IBM PC/AT, chegava para substituir o IBM PC/XT, trazendo uma série de novidades.

O IBM PC/AT 5170 contava agora com o poderoso microprocessador de 16 bits Intel 80286 (operando a 6 MHz de velocidade no primeiro modelo), introduzindo melhorias significativas em relação ao seu antecessor, o Intel 8088, como maior performance por ciclo de relógio (clock) e suporte ao modo de operação protegido. Isso permitia um melhor gerenciamento da memória, maior estabilidade do sistema e funcionalidades para sistemas multitarefa e multiusuário.

Outra novidade do IBM PC/AT 5170 foi sua capacidade de memória ampliada, que apesar de vir de série com apenas 256 KB de memória RAM, era expansível até 16 MB, uma quantidade impressionante para a época, permitindo que o computador suportasse aplicações mais complexas e exigentes.

microcomputador IBM PC/ AT 5170 2
Vista traseira

Seu armazenamento interno passava também a contar com um disco rígido de 20 MB “de série”, além de novas unidades de disquetes de 5 ¼”de 1,2 MB de capacidade, três vezes mais que os modelos da geração anterior. O novo sistema incluiria ainda suporte às unidades de 3 ½”, lançadas posteriormente.

Outra novidade recebida com alegria pelos usuários foi a inclusão de um relógio de tempo real (RTC) integrado ao sistema, eliminando a necessidade de instalação de placas de expansão dedicadas a esta função. Neste mesmo sistema, foi criada uma unidade de memória “não-volátil”, utilizada para armazenar configurações usadas pelo sistema BIOS, acabando de vez com as antigas “chaves de configuração” existentes nos modelos anteriores.

A BIOS do IBM PC/AT 5170 foi aprimorada para oferecer melhor suporte a novas tecnologias e maior flexibilidade na configuração do sistema (agora realizada totalmente por software), que incluíam a capacidade de definir a ordem de inicialização dos discos e o suporte a novos periféricos.

microcomputador IBM PC/ AT 5170 3
Placa principal

Talvez a maior e mais importante de suas mudanças, os barramentos de dados internos (e os slots de expansão) foram também aprimorados, passando a dispor de linhas de 16bits de dados, criando aquele que ficaria conhecido como padrão ISA (Industry Standard Architecture), ampliando a capacidade, permitindo uma maior largura de banda e com melhor desempenho em relação ao seu predecessor. Por tabela, o padrão de 8bits anterior passaria a ser chamado de ISA 8bits.

Esse “upgrade” no barramento foi cuidadosamente planejado pelas equipes de projeto, fazendo com que o novo computador fosse totalmente compatível com as versões anteriores IBM PC e IBM PC/XT, de modo que tanto as antigas placas de expansão de 8 bits, como quaisquer dos softwares preexistentes, funcionassem normalmente no IBM PC/AT 5170.

O novo teclado “padrão AT” foi outra enorme novidade, agora com 84 teclas (101 posteriormente), que incluíam um teclado numérico reduzido e sinais indicadores luminosos tipo LED (Caps Lock, Scroll Lock e Num Lock), que podiam ser controlados pelo computador. Sua segunda geração, de 101 teclas, é exatamente este modelo que nos acompanha até os dias atuais e que provavelmente você deve estar usando se estiver em um computador tipo desktop. 😊

microcomputador IBM PC/ AT 5170 4
Os teclados “padrão AT”

Juntamente com o novo computador, buscando dar suporte a todas as novas funcionalidades, a IBM lançava também a nova versão do sistema operacional IBM PC DOS 3.0, que incluía um suporte básico para comunicação em rede.

A nova arquitetura de 16bits do IBM PC/AT motivaria ainda a criação de um novo padrão de interface de comunicação para discos rígidos, que receberia o nome oficial de ATA (Advanced Technology Attachment ou AT Attachment), com as iniciais “AT” derivadas exatamente do computador IBM PC/AT. Contudo, esta interface era mais popularmente conhecida como IDE, seu nome original.

Mercado

A introdução do processador Intel 80286, com seus novos recursos, abriu caminho para as futuras gerações de sistemas operacionais, em especial o Microsoft Windows, além de inúmeros aplicativos.

Apensar de uma boa recepção inicial, o preço “salgado” do IBM PC/AT 5170 (cuja versão básica iniciava em US$ 5.295) reduziu significativamente o apelo pela realização de upgrades, por parte dos usuários, para a nova plataforma.

Com as vendas do IBM PC/AT em queda no ano seguinte, visto que os usuários haviam voltado a adquirir IBM PC/XT (US$ 3.000 mais barato), a IBM lançaria em 1986 o pouco conhecido IBM PC/XT 286 modelo 5162, que também utilizava o processador Intel 80286 de 6MHz.

Anunciado como uma versão “mais básica” do IBM PC/AT 286, no fim das contas acabava tendo performance superior a ele, visto que usava um tipo de chip de memória RAM mais rápido.

Não tardaria para que versões concorrentes compatíveis fossem lançadas, com uma infinidade de fabricantes produzindo modelos que atingiriam a espantosa velocidade de 25MHz.

Percebendo que havia perdido o controle da arquitetura que ela própria havia criado, a IBM anunciaria em 2 de abril 1987 o lançamento de sua nova linha IBM Personal System/2 (PS/2), descontinuando toda linha PC, tendo produzido o último modelo IBM PC/AT em junho de 1987. Era o fim de uma era…

microcomputador IBM PC/ AT 5170 5
Um IBM PC/AT 5170 virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum modelo de computador compatível com o IBM PC/AT?

Review do IBM PC/AT 5170
Tirando um IBM PC/AT 5170 da caixa