O microcomputador Tandy 1200 HD de 1984
Em outubro de 1984, a norte-americana Tandy Corporation lançava seu primeiro PC totalmente compatível, o microcomputador Tandy 1200 HD.
Nos primeiros anos da década de 80, a Tandy Corporation, responsável pela criação da lendária linha de computadores TRS-80, praticamente dominava o segmento de microcomputadores pessoais, garantindo, por um bom tempo, a liderança de vendas neste segmento de mercado.
Perceberam, contudo, que o lançamento do IBM PC tinha criado um mercado totalmente novo para os computadores pessoais, ameaçando seriamente sua hegemonia.
A estratégia que até então funcionava, de tentar controlar seu mercado (do hardware ao software) mantendo seu sistema “proprietário”, agora demonstrava-se equivocada, resultando, em 1983, em uma amarga perda de 50% de sua participação no segmento.
Só que ela sabia que, possuindo uma gigantesca rede nacional de lojas de varejo de eletrônicos (a RadioShack), associada à uma clientela já cativa, poderia utilizar este diferencial em seu favor.
Isso faria com que a Tandy finalmente se rendesse ao movimento de consolidação do mercado em torno do “padrão PC”, lançando em 1983 seu primeiro PC “compatível”, o TANDY TRS-80 model 2000.
Mas apesar do novo modelo ser mais rápido que ambos os concorrentes IBM PC/XT e IBM PC/AT, questões de compatibilidade com os originais fariam com que muitos programas simplesmente não funcionassem nele.
A empresa reavaliaria novamente sua estratégia, voltando à prancheta e lançando no dia de hoje seu PC realmente “compatível”, o Tandy 1200 HD, um dos primeiros clones do IBM PC/XT, mas que custava 2mil dólares menos! 😯
O Tandy 1200 HD contava com um microprocessador Intel 8088 de 4,77 MHz de velocidade, memória RAM de 256 KB (expansível até 640 KB), memória ROM de 8KB, teclado profissional de 84 teclas, unidade de disquetes de 5 ¼” de 360KB de capacidade, unidade de disco rígido de 10 MB de capacidade, 5 slots internos de expansão, além de porta externa tipo paralela (impressoras).
Em relação ao seu software, vinha de fábrica equipado com o sistema operacional MS-DOS 2.1, a linguagem de programação GW-BASIC 2.0 e o aplicativo DeskMate (lançado no mês seguinte). Podia ainda vir acompanhado dos aplicativos de banco de dados dBase III e do pacote de produtividade Ashton-Tate Framework, caso o usuário optasse por adquirir o computador juntamente com um monitor.
Uma das características mais notáveis do Tandy 1200 HD era sua compatibilidade com software e hardware já existentes para o IBM PC/XT, rodando quase que a totalidade dos aplicativos e aceitando todas as placas adaptadoras criadas para o seu concorrente, o que facilitou a transição para empresas que já utilizavam equipamentos da IBM.
Mirando o segmento profissional/empresarial, o Tandy 1200 HD foi uma aposta da empresa no sentido de ampliar o mercado de computadores para negócios, oferecendo um equipamento robusto e acessível, e tendo como principal apelo a capacidade (finalmente!) de rodar o sistema operacional MS-DOS e todos seus aplicativos, o que não havia conseguido na tentativa anterior.
Apesar da excelência técnica, a concorrência de marcas como IBM, Compaq, PC’s Limited (Dell), HP, dentre outras, tornariam a vida da Tandy Corporation nada fácil. Ainda assim, o Tandy 1200 HD contribuiria enormemente para a retomada da empresa no setor de computação pessoal, abrindo caminho para os modelos posteriores da empresa.
E você, utilizou algum dos modelos de PCs da Tandy Corporation?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microcomputador TANDY TRS-80 model 2000 de 1983
- O protótipo do microcomputador TRS-80 de 1977
- O IBM PC 5150 de 1981
- O microcomputador IBM PC/XT 5160 de 1983
- O microcomputador IBM PC/AT 5170 de 1984
- O microprocessador Intel 8088 de 1979
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS 2.0 de 1983
- O software dBASE II de 1981
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: