Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 05 de agosto de 1858, era concluída a instalação do Primeiro Cabo Telegráfico Transatlântico, interconectando a Europa à América do Norte.

O primeiro cabo telegráfico transatlântico, ou simplesmente “Cabo Transatlântico”, foi um marco na comunicação global, estendendo-se pelo Oceano Atlântico, conectando a América do Norte à Europa e permitindo a transmissão de mensagens instantâneas entre os dois continentes.

O projeto para estabelecer uma conexão telegráfica transatlântica havia se iniciado anos antes, com várias tentativas fracassadas de instalação de cabos em profundidades oceânicas extremas e condições climáticas desafiadoras.

Primeiro Cabo Telegráfico Transatlântico 4
Amostra do primeiro cabo transatlântico lançado em 1858

Foi somente com a colaboração e os avanços tecnológicos liderados pela empresa Atlantic Telegraph Company, fundada para a empreitada e dirigida pelo empresário norte-americano Cyrus West Field, que a instalação do cabo foi finalmente bem-sucedida. A equipe da Atlantic Telegraph Company tinha inicialmente entre seus consultores técnicos ninguém menos que Samuel Morse, a quem é atribuída a invenção do telégrafo de fio único.

O “cabo” na verdade consistia em uma série de cabos distintos, envoltos em material isolante e protegidos por uma camada externa de fios de aço galvanizado para resistir ao desgaste, esforço mecânico e à corrosão.

Primeiro Cabo Telegráfico Transatlântico 2
As embarcações responsáveis pela façanha

Ele foi instalado por dois ex-navios de guerra adaptados para esta nova missão, o britânico HMS Agamemnon e o estadunidense USS Niagara, visto que nenhum deles era capaz de transportar as 2.500 milhas náuticas (4630 km) de cabos sozinho.

Primeiro Cabo Telegráfico Transatlântico 3
Estrutura interna do navio USS Niagara

Após uma tentativa malsucedida no ano anterior, com meses de esforços e dificuldades, brigas internas, acidentes, inúmeros problemas técnicos, falhas e repetidas desistências/tentativas, uma nova tentativa foi realizada, tendo sua emenda central sido executada em 29 de julho de 1858, com as embarcações então partindo em direções contrárias.

O USS Niagara chegaria finalmente à Trinity Bay, Terra Nova (hoje parte do Canadá) em 4 de agosto de 1858 e o HMS Agamemnon à ilha Valentia, na Irlanda, em 5 de agosto de 1858.

A primeira mensagem oficial transmitida se daria em 16 de agosto de 1858, entre diretores da Atlantic Telegraph Company da Grã-Bretanha e América do Norte.

Primeiro Cabo Telegráfico Transatlântico 5
Registro da mensagem enviada entre a rainha Victoria, do Reino Unido, e o presidente dos Estados Unidos, James Buchananm

Foi seguida de mensagem congratulatória entre a rainha Victória, do Reino Unido, e o presidente dos Estados Unidos, James Buchananm, cujo texto de 98 palavras levou extensas 16 horas para ser enviado, em função das dificuldades técnicas.

A empolgação era enorme, com direito a saudações de armas, sinos de igrejas, queima de fogos e desfiles pelas ruas.

Mas embora o primeiro cabo telegráfico transatlântico tenha sido um marco notável na história das comunicações globais, a qualidade do sinal era instável e a comunicação logo se tornou inconstante. Muito provavelmente por danos causados pelo médico autointitulado “engenheiro” Wildman Whitehouse, que insistentemente injetou no cabo voltagens superiores à sua capacidade, que acabaram por avariar o isolamento do condutor.

Sua operação efetiva foi relativamente curta devido a problemas técnicos e fragilidades do cabo, levando ao encerramento das atividades sem chegar a ser utilizado para comunicação pública.

No entanto, essa conquista, além de provar que a empreitada era viável, lançou as bases para futuras tentativas bem-sucedidas de instalar cabos telegráficos transatlânticos mais robustos e eficientes, que eventualmente transformaram as comunicações internacionais, encurtando as distâncias e acelerando a troca de informações entre continentes.


E você, qual evento da história das comunicações você acredita ter sido o mais importante da humanidade?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

O primeiro cabo submarino transtlântico
O cabo que uniu o mundo
Mais em:

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *