O Primeiro Cabo Telegráfico Transatlântico de 1858
Em 05 de agosto de 1858, era concluída a instalação do Primeiro Cabo Telegráfico Transatlântico, interconectando a Europa à América do Norte.
O primeiro cabo telegráfico transatlântico, ou simplesmente “Cabo Transatlântico”, foi um marco na comunicação global, estendendo-se pelo Oceano Atlântico, conectando a América do Norte à Europa e permitindo a transmissão de mensagens instantâneas entre os dois continentes.
O projeto para estabelecer uma conexão telegráfica transatlântica havia se iniciado anos antes, com várias tentativas fracassadas de instalação de cabos em profundidades oceânicas extremas e condições climáticas desafiadoras.
Foi somente com a colaboração e os avanços tecnológicos liderados pela empresa Atlantic Telegraph Company, fundada para a empreitada e dirigida pelo empresário norte-americano Cyrus West Field, que a instalação do cabo foi finalmente bem-sucedida. A equipe da Atlantic Telegraph Company tinha inicialmente entre seus consultores técnicos ninguém menos que Samuel Morse, a quem é atribuída a invenção do telégrafo de fio único.
O “cabo” na verdade consistia em uma série de cabos distintos, envoltos em material isolante e protegidos por uma camada externa de fios de aço galvanizado para resistir ao desgaste, esforço mecânico e à corrosão.
Ele foi instalado por dois ex-navios de guerra adaptados para esta nova missão, o britânico HMS Agamemnon e o estadunidense USS Niagara, visto que nenhum deles era capaz de transportar as 2.500 milhas náuticas (4630 km) de cabos sozinho.
Após uma tentativa malsucedida no ano anterior, com meses de esforços e dificuldades, brigas internas, acidentes, inúmeros problemas técnicos, falhas e repetidas desistências/tentativas, uma nova tentativa foi realizada, tendo sua emenda central sido executada em 29 de julho de 1858, com as embarcações então partindo em direções contrárias.
O USS Niagara chegaria finalmente à Trinity Bay, Terra Nova (hoje parte do Canadá) em 4 de agosto de 1858 e o HMS Agamemnon à ilha Valentia, na Irlanda, em 5 de agosto de 1858.
A primeira mensagem oficial transmitida se daria em 16 de agosto de 1858, entre diretores da Atlantic Telegraph Company da Grã-Bretanha e América do Norte.
Foi seguida de mensagem congratulatória entre a rainha Victória, do Reino Unido, e o presidente dos Estados Unidos, James Buchananm, cujo texto de 98 palavras levou extensas 16 horas para ser enviado, em função das dificuldades técnicas.
A empolgação era enorme, com direito a saudações de armas, sinos de igrejas, queima de fogos e desfiles pelas ruas.
Mas embora o primeiro cabo telegráfico transatlântico tenha sido um marco notável na história das comunicações globais, a qualidade do sinal era instável e a comunicação logo se tornou inconstante. Muito provavelmente por danos causados pelo médico autointitulado “engenheiro” Wildman Whitehouse, que insistentemente injetou no cabo voltagens superiores à sua capacidade, que acabaram por avariar o isolamento do condutor.
Sua operação efetiva foi relativamente curta devido a problemas técnicos e fragilidades do cabo, levando ao encerramento das atividades sem chegar a ser utilizado para comunicação pública.
No entanto, essa conquista, além de provar que a empreitada era viável, lançou as bases para futuras tentativas bem-sucedidas de instalar cabos telegráficos transatlânticos mais robustos e eficientes, que eventualmente transformaram as comunicações internacionais, encurtando as distâncias e acelerando a troca de informações entre continentes.
E você, qual evento da história das comunicações você acredita ter sido o mais importante da humanidade?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A primeira demonstração pública do telégrafo elétrico de um fio em 1838
- A primeira linha de telégrafo transcontinental de 1861
- O primeiro cabo telegráfico transpacífico de 1902
- O primeiro serviço telegráfico transatlântico de notícias de 1903
- O FAX de 1843
- A primeira chamada telefônica transcontinental da história de 1914
- A primeira transmissão de TV transatlântica de 1928
- O satélite Intelsat I Early Bird de 1965