Em 18 de outubro de 1954, a empresa estadunidense I.D.E.A. anunciava o Regency TR-1, o primeiro produto de consumo e primeiro equipamento de rádio da história a utilizar transistores em sua construção.

Esta história se iniciaria meses antes, quando a empresa Texas Instruments (TI) anunciou publicamente que havia criado um novo tipo de transistor, o transistor de silício.

rádio Regency TR-1 2
Algumas das muitas opções do multicolorido radinho

Buscando promover a massificação do seu novo invento, a TI tentar convencer os grandes fabricantes de equipamentos de rádio da época a produzirem novos modelos de rádio transistorizados, sem sucesso.

Encontraria finalmente um parceiro de negócios na empresa Industrial Development Engineering Associates (I.D.E.A.), então fabricante de amplificadores para antenas residenciais, que almejava vender 20 milhões de unidades do novo dispositivo.

rádio Regency TR-1 3
O simplório diagrama de circuito do lendário rádio

Desenvolvido conjuntamente entre a Texas Instruments e a I.D.E.A., nascia assim o rádio Regency TR-1, primeiro rádio de transistores comercialmente disponível no mundo, que revolucionaria a indústria de eletrônicos ao substituir as válvulas de rádio tradicionais pelos recém criados transistores, tornando o aparelho significativamente menor, mais eficiente e portátil.

Construido a partir de 4 transistores e um diodo e medindo cerca de 12,7 x 7,6 x 3,2 cm, o rádio Regency TR-1 era pequeno o suficiente para caber no bolso. Esta joia se completava com sua bateria de 22,5 volts, que lhe conferia aproximadamente 20 horas de uso contínuo.

rádio Regency TR-1 4
As entranhas Regency TR-1

Apesar de sua inovação tecnológica, do design e do apelo de sua portabilidade, a necessidade de redução de custos fez com que o rádio tivesse uma qualidade de som limitada quando comparado aos já consolidados e tecnologicamente maduros dispositivos “valvulados”.

Além disso, seu preço de lançamento, US$ 49,95 dólares na época (quase US$ 600 em valores atuais) era considerado caro para um objeto tão pequeno e pouco testado. Ainda assim, vendeu mais de 100mil unidades no primeiro ano de comercialização.

rádio Regency TR-1 5
Anúncio da época

O Regency TR-1 não apenas popularizaria o rádio portátil, mas também consolidaria o uso de transistores na eletrônica de produtos consumo, abrindo o caminho para o rápido avanço tecnológico e de miniaturização nas décadas seguintes, que desembocaria no advento de dispositivos como smartphones e tablets.

Hoje, o Regency TR-1 é um cobiçado item de colecionador, simbolizando um ponto de virada na história da tecnologia e da comunicação.

E você, lembra de ter utilizado algum dispositivo que utilizava válvulas? Como era?

Trando um Regency TR-1 da caixa
Detalhes da parte interna do Regency TR-1