A rede social Orkut de 2004
Em 22 de janeiro de 2004, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten lançava a rede social Orkut, que se tornaria um fenômeno no Brasil.
Criada pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, então funcionário do Google, a rede social Orkut tinha o objetivo de conectar pessoas ao redor do mundo, facilitando a criação de redes de amigos e comunidades com interesses comuns.
Começou como um projeto com um “quê” de exclusividade, onde apenas membros convidados podiam se cadastrar, abordagem similar à adotada no Gmail em seu início, estratégia que ajudaria a criar um senso de comunidade e pertencimento entre os primeiros usuários.
Com um formato inovador para a época, o Orkut permitia aos usuários criar perfis detalhados, adicionar amigos, participar de comunidades temáticas e deixar “scraps” (recados) nos murais dos amigos. A plataforma também oferecia ferramentas como depoimentos, avaliações de perfis e compartilhamento de fotos/vídeos, o que contribuía para uma interação mais pessoal e engajada.
Muito utilizada para reunir amigos, organizar eventos e até impulsionar movimentos culturais e sociais, teve nas comunidades temáticas, em particular, um espaço vibrante para discussões sobre uma infinidade de tópicos, desde hobbies e interesses até questões sociais e políticas.
Inicialmente concebido para o público dos Estados Unidos, foi uma das primeiras redes sociais a alcançar popularidade global, ganhando uma surpreendente popularidade na Índia e no Brasil, onde se tornaria um fenômeno cultural, chegando a contar com mais de 50% do total de usuários globais da plataforma em seu auge.
Isso mesmo, o Brasil foi o maior usuário da plataforma. 😊
Este fato faria com que o Google, reconhecendo a importância do mercado brasileiro (então com mais de 30 milhões de usuários), anunciasse em 2008 a transferência da operação do Orkut para o Brasil.
O fim de uma lenda
Com o surgimento de concorrentes mais robustos, como o Facebook (lançado algumas semanas depois, com uma interface mais moderna e recursos inovadores), somada à falta de inovação frequente na plataforma, o Orkut começaria a perder popularidade a partir de 2011.
Sem perspectivas de retomada de sua antiga posição, com o número de usuários em “queda livre”, o Google anunciaria em 30 de setembro de 2014 que descontinuaria definitivamente o sistema, após mais de uma década de sucesso
Para preservar a memória da plataforma, o Google chegaria a criar um “museu de comunidades”, onde mais de 1 bilhão de mensagens trocadas em 120 milhões de tópicos de discussão foram arquivadas. Contudo, o repositório não se encontra mais disponível atualmente.
Ainda assim, o lendário Orkut deixaria uma marca profunda na história das redes sociais como uma das primeiras a conectar pessoas de diferentes partes do mundo, especialmente no Brasil, onde continua sendo lembrado com nostalgia por muitos usuários.
Uai, vai voltar?
Em abril de 2022, o site do Orkut foi reativado, com o anúncio do seu criador Orkut Büyükkökten de que estaria trabalhando em algo novo. Embora os detalhes ainda sejam escassos, a notícia gerou expectativa entre os antigos usuários, que guardam boas lembranças da plataforma.
E você, usou o Orkut? Por que você acha que ele fez tanto sucesso no Brasil?
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Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O Google Gmail de 2004
- O site TheFacebook entrava em operação em 2004
- A fundação do Google em 1998
- A rede social MySpace de 2003
- A rede social LinkedIn de 2003
- O Facebook adquire o WhatsApp em 2014
- O site Flickr de 2004
- O site Del.icio.us de 2003
- O domínio Twitter.com de 2000
- O Facebook concluía a compra do Instagram em 2012
- O site Blogger de 1999
- O site buscador de internet AltaVista de 1995
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
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