O software Inkscape de 2003
Em 2 de novembro de 2003, a primeira versão do software gratuito de edição de imagens vetoriais Inkscape era lançada.
O Inkscape é um programa de desenho vetorial livre e de código aberto, utilizado por profissionais e amadores para criar gráficos para web, ilustrações, logotipos, ícones e outros tipos de arte.
Seu projeto nasceria da ideia de um grupo de quatro desenvolvedores de criar um software de desenho vetorial mais direcionado às necessidades dos designers gráficos, ilustradores e entusiastas do design e que seguisse padrões abertos e a filosofia do software livre.
Sua primeira versão foi produzida como um “fork” (uma derivação) do projeto original Sodipodi (um editor de arquivos SVG baseado no ambiente Gnome do sistema Linux), em função da “dissidência” dos desenvolvedores Ted Gould, Bryce Harrington, Nathan Hursten e MenTaLguY, que abandonaram o projeto Sodipodi por divergências em sua condução.
Do trabalho deste grupo surgia assim o Inkscape, um software com suporte a vários formatos de arquivos de imagens, contendo ferramentas flexíveis de desenho como formas, linhas, lápis, canetas, texto, curvas e transformação e ainda permitindo a extensão de suas funcionalidades por meio de plugins e scripts.
Adota como padrão o formato de arquivos SVG (Scalable Vector Graphics), suportado por muitos outros aplicativos, incluindo navegadores web, o que faz dele uma escolha popular na criação de gráficos para sites e aplicativos.
A grande vantagem da criação de imagens em formato vetorial é que estas são produzidas a partir de segmentos de retas e curvas definidos por coordenadas, que produzem arquivos muito menores e podem ser redimensionadas, movidas ou rotacionadas indefinidamente, sem qualquer perda de qualidade, fazendo do Inkscape uma ferramenta valiosa para criação de logotipos, ícones, ilustrações e arte digital.
Por se tratar de um software de código aberto, o que torna seu uso gratuito, o Inkscape está disponível em diversos sistemas operacionais, podendo ser executado atualmente em Windows, Mac OS X e Linux.
Desde seu lançamento, o Inkscape tem recebido contribuições de uma grande e ativa comunidade de usuários e desenvolvedores, que lançam novas versões periodicamente com melhorias e novos recursos, fazendo dele uma sólida alternativa aos aplicativos de desenho vetorial proprietários, como CorelDRAW e Adobe Illustrator.
Para conhecer ou relembrar:
Quer se expressar artisticamente com gráficos vetoriais, sem gastar dinheiro ou depender de softwares proprietários?
Ele pode ser baixado gratuitamente no seu site oficial, onde você vai encontrar também tutoriais, galerias, fóruns de discussão e vasta documentação.
E você, qual sua avaliação do Inkscape em comparação às opções comerciais?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A Adobe Systems de 1982
- O computador Xerox Star 8010 de 1981
- Sketchpad – primeira interface gráfica avançada de usuário de 1963
- O Aldus PageMaker de 1985
- O software CorelDRAW de 1989
- A Aldus Corporation de 1984
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: