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Em 3 de abril de 1995, a empresa RealNetworks lançava o software RealAudio Player, uma ferramenta que mudaria para sempre a forma como as pessoas consumiriam áudio na internet.

No início da década de 90, o uso doméstico da internet vivia sua infância, com a web ainda dominada por textos e imagens estáticas, a banda larga como um sonho distante, e com a maioria dos usuários acessando a grande rede por meio de conexões discadas (usando linhas telefônicas fixas), que ofereciam velocidades de transmissão extremamente limitadas.

Neste cenário, transmitir áudio pela internet era um desafio técnico significativo, pois os arquivos de som eram grandes demais para serem baixados rapidamente.

Entra em cena o software RealAudio Player, lançado no dia de hoje pela empresa a empresa norte-americana RealNetworks (fundada em 1994 como Progressive Networks), que inauguraria a era do streaming de mídia, tecnologia que hoje é fundamental para plataformas como Spotify, YouTube e Apple Music.

software RealAudio Player 2
A “cara” da versão RealAudio Player 1.0

Seu principal diferencial era sua capacidade de reproduzir arquivos de áudio enquanto ainda estavam sendo baixados, eliminando a necessidade de aguardar o download completo para ouvir um determinado conteúdo. A partir de uma compressão eficiente dos arquivos, era viabilizada sua transmissão mesmo em conexões lentas, como aquelas realizadas através de modems discados, comuns na época.

Isso só foi possível graças ao codec de áudio desenvolvido pela RealNetworks, o RealAudio, que comprimia os arquivos de som sem sacrificar significativamente sua qualidade, permitindo que estações de rádio, músicos e outras empresas pudessem transmitir áudio pela internet de forma eficiente.

Além disso, o RealAudio Player introduziria o conceito de “buffering“, que armazenava alguns segundos do áudio antes de efetivamente começar a sua reprodução, evitando que interrupções causadas por flutuações na velocidade da conexão pudessem ser percebidas pelo usuário. Uma inovação que se demonstrou crucial para garantir uma experiência de escuta mais “suave”, mesmo em conexões instáveis.

Compatível com os sistemas operacionais mais populares da época, como Windows e Mac OS, e podendo ser baixado gratuitamente, com todos estes recursos, não é de se estranhar que o lançamento do RealAudio Player tenha sido um sucesso imediato!

software RealAudio Player 4
Conteúdos de áudio e vídeo podiam ser facilmente integrados em páginas web, acessíveis por meio de “plugins” nos navegadores

Ele se transformaria numa ferramenta essencial para radiodifusores, jornais e empresas de mídia, permitindo, por exemplo, que estações de rádio tradicionais expandissem seu alcance ao transmitir sua programação pela internet, popularizando o conceito de “rádio online“.

Esta possibilidade foi amplamente explorada por grandes veículos de comunicação, como a BBC e a CNN, que passariam a disponibilizar mundialmente suas programações via streaming, tornando a internet um novo meio de distribuição de notícias e entretenimento.

O RealAudio Player também teve impacto na educação, com universidades e instituições de ensino o utilizando para oferecer palestras e cursos online, dado que o áudio podia ser compartilhado globalmente de forma rápida e acessível.

Além disso, artistas e bandas independentes passariam a utilizar a tecnologia para compartilhar suas músicas diretamente com o público, sem depender de gravadoras ou distribuidoras.

Agora com echio vídeo

Nos anos que se seguiram, o RealAudio Player evoluiria para incluir suporte a conteúdo de vídeo, dando origem ao formato RealVideo, lançado em fevereiro de 1997, cuja combinação com o áudio ganharia a denominação RealMedia.

software RealAudio Player 3
RealPlayer 4.0, primeira versão com vídeo

Para a execução deste formato de streaming combinado, a RealNetworks criaria o programa RealPlayer, um software multimídia completo que se tornaria um dos primeiros players de streaming integrado de vídeo/áudio da internet. Ele figuraria, até o início dos anos 2000, entre os players de mídia mais populares do mundo, mesmo com concorrentes de peso como o Microsoft Windows Media Player e o Apple QuickTime.

No entanto, o avanço da banda larga e o surgimento de novas tecnologias, como os formatos abertos MP3 e MPEG, aliados a concorrentes como o Adobe Flash Player, diminuíram a relevância e a utilização do RealAudio e de suas tecnologias proprietárias.

Apesar de praticamente ter caído em desuso nos dias atuais (embora ainda exista), o RealAudio deixaria sua marca como um dos primeiros sistemas a tornar o streaming de áudio viável na internet, criando as bases para a forma como hoje ouvimos música, acompanhamos podcasts e consumimos conteúdo digital. Seu impacto na história tecnológica pode ser visto através do sucesso de plataformas como Spotify, Deezer e Apple Music, que se tornariam essenciais na era do consumo sob demanda.


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Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Usando o RealAudio Player em um Macintosh em 1995
Aberturas do aplicativo de 1996 a 2004
Paletra de um dos diretores da RealNetworks em 2002
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


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