Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 30 de outubro de 2000, o Departamento de Defesa do Canadá desligava o último sistema MULTICS ainda em funcionamento em um computador Honeywell.

O MULTICS (Multiplexed Information and Computing Service) foi um sistema operacional de tempo compartilhado para computadores do tipo mainframe, criado nos anos 60 por meio de uma parceria entre o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a General Electric (GE) e a Bell Labs.

O projeto de desenvolvimento teve início em 1964, sob o comando do MIT, tendo como plataforma o computador modelo GE 645, criado pela General Electric especialmente para o projeto.

último sistema MULTICS 2
Computador GE-645

Mas passados quadro anos, em 1969, achando que os resultados estavam demorando demais para chegar, a Bell Labs “pularia fora” da parceria. E realmente ainda faltava muita coisa para o MULTICS ficar pronto, pois o sistema originalmente concebido era enorme e exigia um hardware muito avançado para a época.

No ano seguinte, em 1970, era a vez da GE vender sua divisão de computadores para a empresa Honeywell, abandonando totalmente o segmento.

Felizmente a Honeywell “botou fé” na proposta, investindo no desenvolvimento do sistema e oferecendo-o comercialmente em seus computadores, chegando a ter, durante a década de 80, mais de 80 sistemas MULTICS em funcionamento ao redor do mundo.

Contudo, não viria a se tornar um grande “sucesso” de mercado, o que fez com que a empresa cancelasse o sistema em 1985, obrigando os usuários a migrarem para outras plataformas.

Mas mesmo com este aparente “fracasso”, os conceitos introduzidos por ele deixariam marcas profundas no universo da computação.

último sistema MULTICS 3
Interface típica

Estes conceitos foram tão importantes e influentes, que se tornariam padrões nos diversos sistemas de pequeno ou grande porte criados depois dele, como: alta segurança, sistema de arquivos hierárquico, desenvolvimento do sistema usando linguagens de alto nível, memória segmentada, memória virtual, multiprocessamento, reconfiguração online do hardware, etc.

Influenciaria também aos pesquisadores Ken Thompson e Dennis Ritchie (da Bell Labs), que haviam participado do projeto original do MULTICS, a desenvolver uma versão mais “enxuta” do sistema e que fosse capaz de ser executada em computadores de menor porte.

Criaram assim o sistema UNICS, cujo nome em si já uma alusão ao projeto original, e que pouco tempo depois passaria a ser conhecido por um nome que nos é familiar: o UNIX. 😊

Dennis Ritchie seria ainda responsável por outra revolução: a criação da linguagem de programação “C”.

Para conhecer ou relembrar:

Tem curiosidade por ver um sistema MULTICS funcionando? Neste endereço você encontra instruções de como baixar e instalar um emulador que roda em computadores tipo PC.

Outro emulador também está disponível nesta outra página, onde há também orientações para seu uso.


E você, saberia mencionar algum sistema contemporâneo inspirado no UNIX?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Steve Webber fala sobre a criação do Multics
A criação do UNIX
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *