O videogame Nintendo Wii U de 2012
Em 18 de novembro de 2012, a Nintendo, gigante japonesa dos games, lançava nos EUA o seu novo console de videogame Nintendo Wii U.
O Nintendo Wii U, sexto console da Nintendo, foi o primeiro modelo da empresa a ser capaz de exibir imagens em alta definição (Full HD), com resoluções de até 1080p, chegando com a dura missão de substituir o bem-sucedido Nintendo Wii de 2006.
É considerado o primeiro console da 8ª geração da história, categoria que no ano seguinte ganharia os novos membros Microsoft Xbox One e o Sony PlayStation 4.
Trazia também a novidade do avançado “joystick” Wii U GamePad, com uma tela sensível ao toque integrada de 6,2” de tamanho, capaz de receber a imagem transmitida sem fio pelo console, dispensando o uso da TV.
Outro recurso bacana era que a telinha do controle podia ainda funcionar como uma “segunda tela”, exibindo informações adicionais ao jogador ou desempenhando funções especiais em alguns jogos.
O Wii U tinha como “plus” a vantagem de ser totalmente compatível com os jogos e acessórios do seu antecessor Wii, permitindo usar todos seus variados modelos de controles.
Sua primeira aparição tinha ocorrido no ano anterior, durante a famosa feira de games “E3”, quando pôde ser experimentado pelo público. A Nintendo, contudo, não apresentou nenhum jogo próprio durante a feira, resumindo-se a exibir vídeos pré-gravados com promessas de jogos desenvolvidos por terceiros.
Quando do seu lançamento, foram oferecidas aos consumidores duas versões. A primeira, uma versão “básica” na cor branca, que incluía o console, o GamePad, 8GB de memória e uma caneta. Já a segunda versão, a “Deluxe Set”, contemplava, além dos itens da versão básica, 32GB de memória, uma cópia do jogo Nintendo Land, um suporte para o GamePad e um desconto na assinatura da Nintendo Network, o serviço de jogos online da empresa, que estreava no Wii U nesta mesma data.
Embora seu controle inovador tenha sido objeto de muitos elogios, o videogame teve um moderado sucesso de mercado. Suas fracas vendas foram atribuídas à baixa disponibilidade de jogos e ao marketing ruim, que não foi capaz de explorar a genialidade e as possibilidades do novo Gamepad que acompanhava o modelo.
Como resultado, receberia a “medalha” de pior console em vendas da história da Nintendo, tomando o posto antes ocupado pelo Nintendo Gamecube. Tá… teve o Virtual Boy como “pior de todos”… mas esse nem conta de tão ruim e esquisito 😊.
Aqui no Brasil, o Wii U chegaria oficialmente 1 ano depois, em 26 de novembro de 2013.
Foi um console de vida relativamente curta, sendo descontinuado em 2017, quando foi substituído pelo console Nintendo Switch.
E você, qual o melhor console de todos os tempos da Nintendo?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A fundação da Nintendo em 1889
- O videogame Microsoft XBOX de 2001
- O videogame Xbox One de 2013
- O Nintendo Famicom de 1983
- O jogo Super Mario Bros da Nintendo de 1985
- O videogame Nintendo Wii de 2006
- O videogame Sony PlayStation de 1994
- O videogame Sony PlayStation 3 de 2006
- O videogame Sony PlayStation 4 PS4 de 2013
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: