O videogame Sega Dreamcast de 1998
Em 27 de novembro de 1998, a japonesa SEGA lançava na sua terra seu 5º e último console, o videogame Sega Dreamcast.
Último console da empresa, o SEGA Dreamcast tratava-se do primeiro membro da 6ª geração de consoles, que posteriormente incluiria os Sony PlayStation 2, Nintendo GameCube e Microsoft Xbox.
Chegava para tentar resgatar o sucesso anteriormente obtido com o console Megadrive/Genesis, bem como sua participação no mercado de consoles, depois dos seguidos fracassos com os Sega 32X, Sega CD e Sega Saturn.
Com um projeto iniciado em 1997, num momento em que a SEGA já anunciava a morte do console Saturn, o Dreamcast buscava uma solução que reduzisse os custos de produção, utilizando componentes mais baratos em sua construção.
Liderados pelo projetista japonês Hideki Sato, nascia assim o novo videogame, que contava com uma CPU Hitachi SH4 operando a 200MHz de velocidade, processador gráfico PowerVR da VideoLogic e fabricado pela NEC, processador de som Yamaha AICA, memória RAM principal de 16MB, memória RAM de vídeo de 8MB e memória RAM de áudio de 2MB.
Foi o primeiro console a incluir um modem integrado e a suportar uma conexão com a Internet para jogos online. Seus antecessores, como o Megadrive/Genesis e o Saturn, até tinham alguns recursos online, mas que, além das funcionalidades muito limitadas, exigiam um hardware extra.
Tendo na época do lançamento como concorrentes o Sony Playstation e o Nintendo 64, foi inicialmente bem-sucedido, sendo considerado pelos críticos um videogame à frente do seu tempo.
Foi um dos consoles de maior sucesso da SEGA, vendendo 500mil unidades em apenas duas semanas, das quais 225mil nas primeiras 24h. Como resultado, a empresa se viu incapaz de atender a todos os pedidos, em função da falta de componentes no mercado.
Mas a SEGA veria todo este sucesso se esvaziar, na medida em que a Sony começava a divulgar detalhes do seu próximo console, o PlayStation 2, que só chegaria quase um ano e meio depois do lançamento Dreamcast.
Esta questionável estratégia de “vaporware”, para minar as vendas da concorrência criando expectativas em relação a um futuro lançamento, já havia sido usada em outras ocasiões da história.
Fato é que, mesmo com mais de 9 milhões de unidades vendidas, os indicadores comerciais não estavam agradando a SEGA e em 31 de março de 2001 a empresa comunica que interromperia a produção do console.
Assim, após 18 anos fabricando consoles de videogames, a SEGA se retira definitivamente do mercado, dedicando-se exclusivamente à produção de jogos.
Era o fim de uma era.
O console chegaria ainda em 9 de setembro de 1999 na América do Norte e em 14 de outubro de 1999 na Europa.
E você, qual o melhor console da SEGA na sua opinião?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O videogame SEGA MegaDrive-Genesis de 1988
- O SEGA SG-1000 DE 1983
- O videogame Microsoft XBOX de 2001
- A ARPANET, o embrião da Internet de 1969
- O videogame Sony PlayStation de 1994
- O videogame Sony PlayStation 2 PS2 de 2000
- O termo vaporware era criado em 1986
- O videogame SEGA Mega Jet de 1994
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: