Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 07 de junho de 1993, a Apple lançava seu microcomputador Apple PowerBook 180c, o primeiro modelo portátil da família Macintosh com tela coloriza de matriz ativa.

Seguindo a série de sucesso PowerBook 100 (Macintosh portátil), iniciada em 21 de outubro de 1991 com os modelos PowerBook 100 (básico), PowerBook 140 (intermediário) e PowerBook 170 (avançado), o Apple PowerBook 180c era a versão colorida do modelo avançado PowerBook 180, lançado em outubro de 1992.

Não foi o primeiro PowerBook colorido, posto ocupado pelo modelo PowerBook 165c com sua tela de matriz passiva de 8,4”, mas foi o primeiro a oferecer uma tela iluminada de matriz ativa de altíssima qualidade, com imagens visíveis em qualquer ângulo de visão.

microcomputador Apple PowerBook 180c 2
Vista traseira

Sua resolução era também mais alta que a do Apple PowerBook 165c, sendo o primeiro modelo a operar na resolução de 640 x 480 pontos com 256 cores (padrão VGA), no lugar dos 640 x 400 pontos do modelo inferior.

Contava com uma CPU de 32 bits Motorola MC 68030 rodando a 33 MHz de velocidade, coprocessador matemático Motorola MC 68882, memória RAM de 4 MB (expansível à 14 MB), memória ROM de 1MB, disco rígido padrão SCSI de 80 ou 160MB de capacidade, unidade de disquetes de 3½” com 1,44MB de capacidade, além de conexões externas Apple Desktop Bus (ADB), seriais, SCSI, entrada/saída de áudio, modem, monitor externo e alimentação.

microcomputador Apple PowerBook 180c 3
Vista interna

Mas apesar da enorme qualidade da imagem, sua tela de 8,4” era menor que a do seu antecessor monocromático Apple PowerBook 180 (9,8”) e menor até que a do Apple PowerBook 165c (8,9”).

Os consumidores, de forma geral, acabaram aceitando esta aparente “inferioridade”, considerando a melhor qualidade da imagem produzida pela nova tecnologia de matriz ativa.

A nova tecnologia da tela de matriz ativa colorida também obrigou o modelo a ser um pouco mais “gordinho” que seu antecessor, visto que sua tela exigia uma maior espessura que a dos modelos anteriores.

microcomputador Apple PowerBook 180c 4
Anúncio da época

Mas o maior “defeito” do Apple PowerBook 180c era sua bateria, que embora tivesse uma autonomia anunciada de até 2h, não suportava mais de 1h de uso intenso.

Mesmo com o salgado preço inicial que beirava os US$ 4mil na versão top de linha, o Apple PowerBook 180c teve um bom resultado, tanto comercial quanto de crítica, tornando-se um desejado item da linha de produtos da Apple.

Foi declarado descontinuado em 14 de março de 1994.


E você, teve algum dos modelos do Apple PowerBook?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Visão geral do sistema do Apple PowerBook 180c
Restaurando um Apple PowerBook 180c
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *