O microprocessador AMD Athlon 64 de 2003
Em 23 de setembro de 2003, a fabricante de chips AMD lançava seu microprocessador AMD Athlon 64, a primeira CPU de 64 bits da história para computadores tipo desktop.
Terceiro processador a levar o nome Athlon, o AMD Athlon 64 foi um microprocessador de nona geração (codinome Hammer ou K8) que chegava para suceder ao Athlon XP.
Foi o responsável por um enorme salto tecnológico na indústria de microprocessadores, introduzindo a era dos 64 bits agora em computadores pessoais, inaugurada meses antes no universo dos servidores com o processador AMD Opteron K8.
Até aquele momento, a maioria dos PCs utilizava processadores de 32 bits, como os Intel Pentium, Intel Celeron, AMD K6 e AMD Athlon.
Mas a pressão por desempenho, associada à necessidade de lidar com quantidades de memória cada vez maiores, demandavam a criação de processadores capazes de realizar operações em 64 bits.
Atendendo a este anseio, nascia assim o AMD Athlon 64, o primeiro microprocessador a oferecer suporte nativo a aplicativos de 64 bits em computadores tipo desktop, implementado por meio da nova arquitetura AMD64 (originalmente denominada x86-64), retrocompatível com os sistemas de 32 bits preexistentes.
A grande sacada da AMD!
Esta retrocompatibilidade permitia que os usuários pudessem executar tanto os antigos aplicativos de 32 bits quanto os novos de 64 bits em seus sistemas, tornando esta transição tecnológica muito mais suave, ao mesmo tempo que oferecia uma melhor gestão de memória e um desempenho aprimorado.
Teve como primeiros modelos o Athlon 64 3200+ e o Athlon 64 FX-51, operando às velocidades de 2GHz e 2,2GHz, respectivamente, contando ambos com uma memória cache interna de 1024 KB.
Sua capacidade de processamento de 64 bits e desempenho sólido, fizeram dele uma escolha popular para entusiastas de computadores e profissionais de TI, forçando a concorrente Intel a “se mexer”.
Mas a Intel, mesmo correndo contra o relógio, só viria a colocar no mercado sua primeira opção 64 bits no ano seguinte, copiando a maior parte da proposta da AMD em sua arquitetura Intel EM64T.
A arquitetura de AMD64, primeira mudança significativa na arquitetura x86 promovida por uma empresa que não fosse a Intel, se tornaria o padrão na indústria, influenciando a arquitetura de todos os processadores posteriormente produzidos pela empresa.
E você, de qual fabricante foi seu primeiro microprocessador de 64 bits?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microprocessador AMD Athlon XP de 2001
- O microprocessador AMD Opteron K8 de 2003
- O microprocessador Intel Pentium de 1993
- O microprocessador AMD K6-2 de 1998
- O microprocessador AMD Athlon de 1999
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:
Ele já vem com placa de vídeo?
Os modelos APU acreditamos que só chegaram depois.
Tenho um notebook Acer Aspire 3050, comprado em 2006 com esse AMD 64 que funcionou até 2018. Agora apresenta falha na leitura de teclado, mas o AMD 64 ainda funciona com Windows XP.
O AMD64 foi uma revolução no universo dos computadores pessoais! A AMD fez história!