Em 18 de março de 2014, o Google anunciava a primeira versão do seu Android Wear Operating System – Wear OS para relógios inteligentes.

O Android Wear Operating System, atualmente conhecido como Wear OS, é uma versão do conhecido sistema operacional Android (desenvolvido pelo Google), adaptado para uso especificamente em smartwatches (relógios inteligentes) e outros dispositivos “vestíveis” (wearable).

Anunciado originalmente pela empresa em 18 de março de 2014, o sistema foi concebido para proporcionar uma integração perfeita entre dispositivos vestíveis e smartphones Android, oferecendo uma experiência de acesso aos serviços Google ainda mais personalizada.

Simultaneamente ao anúncio da plataforma, um grupo de grandes “players” do mundo da tecnologia foi divulgado como parceiros no projeto, que incluíam gigantes como Motorola, Samsung, LG, HTC e ASUS.

Suportando conectividade baseada em diversas tecnologias, como Bluetooth, NFC, Wi-Fi, 3G e LTE, o Wear OS permite aos usuários receberem notificações diretamente no pulso, com mensagens de texto, e-mails, chamadas telefônicas e alertas de aplicativos, que podem ser visualizados e respondidos sem a necessidade de pegar o smartphone. Isso é possível graças à sincronização contínua entre o smartwatch e o telefone.

Android Wear Operating System Wear OS 2
LG G Watch (E) e Samsung Gear Live (D): primeiros modelos

É também equipado com uma variedade de aplicativos e sensores para monitorar a saúde e atividades físicas, ajudando seu usuário a otimizar seus treinos, entender sua saúde e alcançar seus objetivos pessoais, podendo rastrear passos dados, calorias queimadas, batimentos cardíacos e até mesmo o ritmo do sono. Além disso, muitos dispositivos Wear OS são à prova d’água, permitindo o monitoramento de atividades aquáticas.

O Wear OS permite ainda que você acesse aplicativos como Google Maps, YouTube Music e Google Home diretamente do seu pulso. E através deste último aplicativo, você é capaz de controlar as luzes da sua casa, ajustar a temperatura do ar-condicionado, controlar sua TV, dentre outras possibilidades.

Além das opções de mostradores do relógio, que incluem os formatos redondo, quadrado e retangular, o sistema operacional oferece ao usuário uma ampla gama de opções de customização, podendo ele escolher entre diversas faces de relógio (watch faces), que podem ser personalizadas para mostrar diferentes tipos de informações, como clima, compromissos do calendário e dados de sua saúde.

As funcionalidades do dispositivo podem ainda ser expandidas através do acesso à enorme variedade de aplicativos disponíveis na Google Play Store, onde os usuários podem baixar novos aplicativos diretamente no smartwatch, aumentando suas possibilidades de uso.

Primeiros Produtos

Em 25 de junho de 2014, durante o seu evento Google I/O, o Google anunciou os primeiros relógios inteligentes baseados no Android Wear Operating System, os modelos Samsung Gear Live e LG G Watch, que tinham preços de lançamento de US$ 199 e US$ 229, respectivamente.

Android Wear Operating System Wear OS 3
Modelos LG e Samsung vistos por dentro

Desembarcariam ainda no mesmo ano no mercado o Moto 360 da Motorola (5 de setembro de 2014), LG G Watch R (24 de outubro de 2014), o Asus ZenWatch (9 de novembro de 2014) e o Sony SmartWatch 3 (10 de novembro de 2014). Uma lista completa de dispositivos já produzidos pode ser encontrada neste endereço.

Estima-se que mais de 700mil unidades de dispositivos Wear OS tenham sido vendidas ainda em 2014.

Após o seu lançamento, o Wear OS passou por várias atualizações, que incluíram, desde um “rebatismo” em 2018 (visando refletir melhor seu propósito e suas capacidades), até melhorias em sua performance, vida útil da bateria e a na interface do usuário.

Em 2021, uma das atualizações mais significativas foi anunciada em parceria com a Samsung, que combinaria o melhor do Wear OS com o Tizen, sistema operacional usado nos smartwatches da Samsung. Como resultado desta parceria, a Samsung passaria a adotar o Wear OS em seus futuros dispositivos.

E você, acha que os smartwatches são dispositivos úteis? Ou ninguém precisa deles?

Apresentação do Android Wear Operating System no Google I/O em 2014
Vídeo institucional de divulgação do Android Wear Operating System