O aplicativo Microsoft Access 1.0 de 1992
Em 16 de novembro de 1992, durante a feira COMDEX Fall 1992 em Las Vegas/EUA, a Microsoft anunciava o seu aplicativo Microsoft Access 1.0 para bancos de dados.
Até este momento, o mercado de Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD) para microcomputadores era praticamente dominado por duas empresas: a Borland, com seus sistemas Paradox e dBase, e a Fox Software, com o FoxPro, ambos ainda para o sistema operacional MS-DOS.
A Microsoft, que já vinha desde os anos 80 tentando entrar neste segmento sem muito sucesso, tinha em andamento um projeto de codinome “Omega”. Com previsão para lançamento em 1991, foi abandonado pouco antes do lançamento do Access, sem nunca chegar ao mercado.
Mas foi com a aquisição da empresa Fox Software, no início de 1992 por mais de US$ 170 milhões, que a Microsoft daria um passo significativo para marcar definitivamente sua presença no segmento de SGBDs para PCs.
O Microsoft Access é um SGBD do tipo relacional, que teve o diferencial de oferecer ao usuário uma interface gráfica para operação da ferramenta, sendo o primeiro programa do tipo a operar na plataforma Windows.
A incorporação das eficientes rotinas de consulta trazidas do FoxPro no Access, fizeram com que o Microsoft Access rapidamente se tornasse o SGBD dominante na plataforma Windows, fulminando a concorrência, que não foi capaz de realizar a migração dos antigos sistemas MS-DOS para o novo sistema gráfico em tempo hábil.
E esse foi um erro comum à maioria dos aplicativos que dominaram o sistema MS-DOS nos anos 80: a demora em criar versões Windows.
Esta primeira versão, contudo, não contava ainda com a flexível linguagem de programação Access Basic, só introduzida na versão 1.1 lançada em maio de 1993.
A nova versão acrescentava também o recurso do Distribution Kit, que dava uma maior flexibilidade aos desenvolvedores de sistema.
Isso permitia que os sistemas criados com o Microsoft Access pudessem ser executados em computadores de terceiros, sem a obrigação de adquirir uma licença do aplicativo, bastando apenas utilizar o módulo Access Runtime.
O aplicativo FoxPro, depois de sua aquisição, seguiu sendo devolvido pela Microsoft como um produto independente, até ser descontinuado em 2007.
Para conhecer ou relembrar:
Se quiser conhecer ou matar a saudade, as primeiras versões do Microsoft Access estão disponíveis para download neste endereço.
E você, qual o melhor sistema de banco de dados para uso em PCs na sua opinião?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O software dBASE II de 1981
- O dBase para Windows de 1994
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS de 1981
- A criação da Microsoft em 1975
- O IBM PC nascia em 1981
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: