O Apple IIc Flat Panel Display LCD de 1985

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em fevereiro de 1985, a norte-americana Apple Computer colocava no mercado seu primeiro modelo de monitor baseado em tecnologia de cristal líquido, o Apple IIc Flat Panel Display.

Revolucionando o universo da computação pessoal desde a sua fundação, a Apple Computer apresentou em abril de 1984 sua primeira tentativa para oferecer ao seu público um computador portátil, o microcomputador Apple IIc.

lançado três meses depois do também revolucionário Apple Macintosh, o Apple IIc (com um “c” de “compacto”), era o quarto modelo da família de computadores Apple II, introduzindo um design que o destacava dos predecessores, aglutinando diversos acessórios e periféricos numa mesma caixinha em um formato de maleta. Era o primeiro Apple II “portátil”. 😊

Esta “portabilidade”, contudo, era comprometida por duas limitações. A primeira, a ausência de uma bateria que dispensasse a existência de uma tomada de energia por perto. A segunda, a falta de um monitor verdadeiramente portátil (já que o original era um modelo de tubo) que pudesse ser levado junto com o computador, de forma fácil, visto que o computador ainda não possuía uma tela integrada.

E foi exatamente pensando nesta segunda questão, que a Apple colocaria em cena o monitor Apple IIc Flat Panel Display, que ficaria conhecido também como Apple Flat Panel Display ou simplesmente Apple LCD.

Anunciado ainda quando do lançamento do Apple IIc em 1984, o Apple LCD só chegaria efetivamente ao mercado no ano seguinte, em fevereiro de 1985, prometendo aos usuários do microcomputador uma experiência de mobilidade “um pouco mais” concreta.

Apple IIc Flat Panel Display LCD 2
O Apple Flat Panel Display montado sobre um Apple IIc

Ele personificava o compromisso da Apple em tornar a computação mais acessível e prática, oferecendo uma alternativa mais leve e energeticamente mais eficiente que tradicionais monitores CRT (tubo), uma inovação que permitiria que o Apple IIc se diferenciasse ainda mais no mercado altamente competitivo da época, trazendo uma combinação única de portabilidade e design avançado.

Medindo aproximadamente de 29 x 13 x 4 cm, o Apple IIc Flat Panel Display contava com uma tela LCD monocromática (de 1 bit, ou seja, ou preto ou branco) capaz de exibir textos em 80 colunas x 24 linhas e gráficos com resolução de até 560 x 192 (double hi-res). Esta proporção mais alongada horizontalmente produzia um efeito colateral de “achatar” as imagens geradas, distorcendo o conteúdo exibido.

Sua conexão ao computador se dava por meio de um cabo flexível tipo “flat” terminado por uma caixa relativamente volumosa, responsável por acomodar o adaptador necessário à conexão à porta de expansão de vídeo traseira do Apple IIc, bem como fornecer energia ao monitor.

Mas apesar de ter dimensões equivalentes à do computador, ele não se integrava muito bem como uma solução portátil, não podendo ser fixando de maneira segura e permanente ao Apple IIc ou ser dobrado para baixo, como se esperaria de um portátil. Em vez disso, ele ficava simplesmente apoiado sobre o micro, dependendo ainda de um cabo e um conector “trambolhudo”.

Sua tela também não tinha um contraste muito bom, restrição tecnológica comum a muitos dos dispositivos com tecnologia LCD de matriz passiva da época, requerendo o uso de uma fonte luminosa externa próxima (uma janela ou luminária) para que a visualização fosse facilitada.

Apple IIc Flat Panel Display LCD 3
Vista traseira

Soma-se ainda o fato do Apple IIc Flat Panel Display ser também um tanto caro (Apple sendo Apple 😊), sendo comercializado em seu lançamento por US$ 595, o equivalente a mais de US$ 1.500 em valores atuais.

Estas questões, apesar do enorme apelo de “portabilidade”, contribuíram para suas fracas vendas, com sua comercialização tendo sido suspensa pouco tempo depois, estimando-se que apenas 10.000 unidades tenham sido produzidas. Um número irrisório, considerando as mais de 400mil unidades vendidas do computador Apple IIc.

Infelizmente, apesar da visão inovadora da empresa, a tecnologia de LCD estava ainda em seus estágios iniciais, apresentando-se como uma opção de custo pouco atrativo e com qualidade de imagem bem inferior àquela com que os usuários estavam acostumados em seus monitores de tubo, coloridos e de alta resolução.

Ainda assim, o Apple IIc Flat Panel Display demonstraria que, com o tempo, a tecnologia poderia vir a se tornar um padrão para dispositivos de computação portátil, substituindo gradativamente os monitores CRT, levando-nos aos modernos painéis de cristal líquido e LED, que hoje encontramos em laptops, smartphones e tablets.


E você, lembra qual era o fabricante do primeiro monitor de tela plana que possuiu?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Conheça o Apple IIc Flat Panel Display
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *