Em 12 de fevereiro de 1977, o adolescente norte-americano de 13 anos, Jonathan Rotenberg, fundava a histórica Boston Computer Society.

A Boston Computer Society (BCS) foi uma associação estadunidense de entusiastas de computadores (que começavam a se popularizar entre os usuários domésticos), criada pelo adolescente Jonathan Rotenberg para compartilhamento de informações, softwares, projetos de hardware e tudo mais ligado ao universo dos computadores pessoas.

Boston Computer Society 2
Steve Jobs apresenta o Mac na BCS, em 1984

Criei a BCS para desmistificar os computadores pessoais”, disse Rotenberg em certa oportunidade.

Teve um início modesto, com apenas quatro interessados aparecendo em sua primeira reunião. Mas ao longo de sua existência chegou a ter 30.000 membros, em todo o EUA e em 40 outros países do mundo, sendo a maior organização do mundo voltada aos computadores pessoais.

Boston Computer Society 3
O jovem Bill Gates (direita) ao lado de Rotemberg, em um dos encontros da instituição

Para se ter uma ideia da importância e do respeito que esta associação obteve em sua existência, Apple, IBM, Lotus, dentre outras grandes empresas, fizeram diversos lançamentos de produtos durante as reuniões da associação.

A BCS teve entre seus membros diversos famosos, entre eles: Stewart Alsop (criador da revista Infoworld), Daniel Bricklin (VisiCalc), Philip Don Estridge (projetista do IBM PC), Daniel Fylstra (criador da revista Byte), Bill Gates (Microsoft), Mitch Kapor (Lotus e Mozilla), Mike Markkula (investidor original da Apple), Seymour Papert (linguagem LOGO), Clive Sinclair (Sinclair Computer) e muitos outros que fizeram história.

Boston Computer Society 4
A revista Computer Update editada pela BCS

A associação também foi responsável pela criação de uma das publicações especializadas mais cultuadas da época, a revista Computer Update.

Curiosamente, tendo sido criada a partir de uma “inovação tecnológica” (o computador pessoal), por outra também veio o seu fim.

Com a popularização da Internet, o motivo principal do seu sucesso, que era exatamente a “interação” próxima entre seus participantes, deixou gradativamente de existir, fazendo com que seu número de membros fosse caindo ao longo dos anos 90, culminando com o encerramento de suas atividades em 1996.

Boston Computer Society 5
Figuras notáveis discutiam, em 1981, o futuro dos computadores pessoais

Sobre uma das passagens curiosas de sua vida, Rotenberg conta que, no dia em que conheceu Steve Jobs, ele o teria dito: “A BCS não vai durar mais muitos anos”.

Surpreso, Rotemberg questionou-o o porquê da afirmação, obtendo de Jobs a seguinte resposta: “Estamos fazendo computadores tão fáceis de usar como secadoras de roupas. Você já ouviu falar em uma associação de usuários de secadoras?”.

Esta conversa teria acontecido em 1981. Steve Jobs seria demitido da Apple quatro anos depois, em 1985. A BCS, por sua vez, sobreviveria ainda mais de uma década depois disso. 🙂

E você, fez parte de um grupo ou associação de usuários de algum tipo de computador?

Histórico vídeo em que Steve Jobs apresenta o MAC na BSC
O evento de “notáveis” sobre o Futuro dos Computadores Pessoais, em 1981