A Boston Computer Society de 1977
Em 12 de fevereiro de 1977, o adolescente norte-americano de 13 anos, Jonathan Rotenberg, fundava a histórica Boston Computer Society.
A Boston Computer Society (BCS) foi uma associação estadunidense de entusiastas de computadores (que começavam a se popularizar entre os usuários domésticos), criada pelo adolescente Jonathan Rotenberg para compartilhamento de informações, softwares, projetos de hardware e tudo mais ligado ao universo dos computadores pessoas.
“Criei a BCS para desmistificar os computadores pessoais”, disse Rotenberg em certa oportunidade.
Teve um início modesto, com apenas quatro interessados aparecendo em sua primeira reunião. Mas ao longo de sua existência chegou a ter 30.000 membros, em todo o EUA e em 40 outros países do mundo, sendo a maior organização do mundo voltada aos computadores pessoais.
Para se ter uma ideia da importância e do respeito que esta associação obteve em sua existência, Apple, IBM, Lotus, dentre outras grandes empresas, fizeram diversos lançamentos de produtos durante as reuniões da associação.
A BCS teve entre seus membros diversos famosos, entre eles: Stewart Alsop (criador da revista Infoworld), Daniel Bricklin (VisiCalc), Philip Don Estridge (projetista do IBM PC), Daniel Fylstra (criador da revista Byte), Bill Gates (Microsoft), Mitch Kapor (Lotus e Mozilla), Mike Markkula (investidor original da Apple), Seymour Papert (linguagem LOGO), Clive Sinclair (Sinclair Computer) e muitos outros que fizeram história.
A associação também foi responsável pela criação de uma das publicações especializadas mais cultuadas da época, a revista Computer Update.
Curiosamente, tendo sido criada a partir de uma “inovação tecnológica” (o computador pessoal), por outra também veio o seu fim.
Com a popularização da Internet, o motivo principal do seu sucesso, que era exatamente a “interação” próxima entre seus participantes, deixou gradativamente de existir, fazendo com que seu número de membros fosse caindo ao longo dos anos 90, culminando com o encerramento de suas atividades em 1996.
Sobre uma das passagens curiosas de sua vida, Rotenberg conta que, no dia em que conheceu Steve Jobs, ele o teria dito: “A BCS não vai durar mais muitos anos”.
Surpreso, Rotemberg questionou-o o porquê da afirmação, obtendo de Jobs a seguinte resposta: “Estamos fazendo computadores tão fáceis de usar como secadoras de roupas. Você já ouviu falar em uma associação de usuários de secadoras?”.
Esta conversa teria acontecido em 1981. Steve Jobs seria demitido da Apple quatro anos depois, em 1985. A BCS, por sua vez, sobreviveria ainda mais de uma década depois disso. 🙂
E você, fez parte de um grupo ou associação de usuários de algum tipo de computador?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A planilha eletrônica VisiCalc de 1979
- O IBM PC 5150 nascia em 1981
- A criação da Microsoft em 1975
- A empresa Lotus Development Corporation de 1982
- O aplicativo de planilha eletrônica Lotus 1-2-3 de 1983
- A planilha Lotus 1-2-3 para Windows de 1991
- O navegador Mozilla Firefox 1.0 de 2004
- A criação do projeto mozilla.org em 1998
- A Science of Cambridge Ltd de 1977
- O software Lotus Symphony de 1984
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: