A calculadora HP-41C é usada no espaço em 1981

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 12 de abril de 1981, a calculadora HP-41C é usada no espaço pela primeira vez.

E isso acontecia em conjunto com outro fato inédito, o lançamento do primeiro ônibus espacial da NASA, o Columbia!

Desde as primeiras missões espaciais, para a realização de algumas tarefas do dia a dia, era exigido dos astronautas a execução de diversos cálculos.

calculadora HP-41C é usada no espaço 2
Exemplar levado ao espaço em seu estojo “NASA” original

Para auxilia-los nestas operações, aos tripulantes das missões Apollo foram fornecidas réguas de cálculo, dispositivos leves, simples e confiáveis em qualquer nível de gravidade 😊.

Mas com a popularização e o barateamento das calculadoras eletrônicas no final dos anos 70, a NASA resolveu adotar estes novos dispositivos como ferramenta de apoio aos astronautas.

calculadora HP 41C e usada no espaço 3
A astronauta Sally Ride acompanhada de três HP-41

Para tanto, adquiriu no mercado um conjunto de calculadoras HP-41C fabricadas pela da Hewlett-Packard, que receberam pequenas modificações para serem usadas a bordo das espaçonaves.

Elas continham programas que eram utilizados pelos tripulantes para, por exemplo, identificar as janelas de comunicação com a base na terra, para alarmes e lembretes e para cálculo do ângulo de reentrada em situações de emergência, numa eventual falha do computador principal de navegação.

calculadora HP 41C e usada no espaço 4
Anúncio da HP na época

Foram utilizadas com grande sucesso durante as nove primeiras missões, até serem definitivamente aposentadas e substituídas por computadores portáteis.


E você, usou algum modelo de calculadora da HP?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Numa das fiotos, aparece a Dra. Sally Ride, PhD em Física. Ela participou de duas missões do ônibus espacial, sendo a primeira norteamericana no espaço, e participou dos comitês de investigações dos desastres da Challenger e Columbia. Ela morreu em 2012. Na foto, da missão STS-7 de 1983, aparecem três calculadoras HP-41CV. Na foto de alta definição, de 21JUN1983 (https://images.nasa.gov/details-s07-14-629), as calculadoras parecem diferentes, mas é por causa dos rótulos coloridos nas teclas. A HP-41CV era programável. Curiosamente, no site do National Air and Space Museum, é possível encontrar uma régua de cálculo doada peta Dra. Ride. Muito obrigado ao Museu Capixaba do Computador por mais um artigo fascinante!