O computador Atanasoff-Berry de 1940
Em 14 de agosto de 1940, John Atanasoff, físico e professor da Universidade Estadual de Iowa/EUA, concluía o documento com a especificação do seu projeto do computador Atanasoff-Berry (ABC).
Foi o primeiro projeto da história de um computador eletrônico, utilizando válvulas eletrônicas, que adotava a lógica binária em sua arquitetura.
Sua abordagem “eletrônica” lhe possibilitava uma velocidade de processamento sem precedentes para a época, muito superior aos projetos do germânico Konrad Zuse ou mesmo o ASCC Harvard Mark I.
Concebido em 1937, foi desenvolvido entre 1939 e 1942 por John Vincent Atanasoff, físico e matemático norte-americano de origem búlgara, em conjunto com seu aluno Clifford Berry, tendo como objetivo a solução de problemas matemáticos do tipo “sistemas de equações lineares”, sendo capaz de resolver sistemas com até 29 equações.
Pesando 315 Kg e ocupando o espaço equivalente ao de uma mesa de escritório, foi construído nos porões da universidade utilizando 280 válvulas eletrônicas e 1,6Km de fios para as conexões elétricas.
Sua memória era organizada em 60 palavras de 50 bits, resultando numa capacidade total de 3000bits.
Era capaz de realizar 30 somas/subtrações por segundo, não sendo, contudo, um dispositivo programável, como os seus sucessores.
Mas seu pioneirismo ficou oculto por bastante tempo, dado que muitos anos o ENIAC norte-americano e o Colossus Mark I britânico disputavam a “fama” de ter sido o primeiro computador eletrônico da história.
Isso porque em 1941, John William Mauchly, um físico da Universidade da Pensilvânia, havia visitado Atanasoff e conhecido o computador Atanasoff-Berry. Na oportunidade, Mauchly havia ficado extremamente impressionado com a máquina, trocando no período seguinte correspondências com Atanasoff sobre os princípios do computador digital.
Em 1943, Mauchly e o seu colega John Adam Presper Eckert Jr projetariam o ENIAC, que ficaria conhecido como primeiro computador eletrônico programável, utilizado para fins militares. Para continuar desenvolvendo o projeto, Fundariam em 1947 a Eckert–Mauchly Computer Corporation (EMCC).
Fato é que, em 1964, John Adam Presper Eckert Jr e John William Mauchly, obtiveram a patente do ENIAC, levando assim os louros de terem criado o primeiro computador eletrônico. Atanasoff nunca chegou a patentear suas ideias.
Isso perduraria até a decisão do processo judicial movido em 1967 pela empresa Honeywell contra a empresa Sperry-Rand (que havia adquirido a empresa EMCC de Eckert e Mauchly), que pedia a derrubada da patente do ENIAC.
A Honeywell alegava em sua petição que o projeto do ENIAC tinha sido, na verdade, baseado nos trabalhos de Atanasoff no computador Atanasoff-Berry, o que ficou claramente demonstrado nos autos.
Ao final do processo, em 19 de outubro de 1973, a sentença do juiz Earl R. Larson invalidava a patente do ENIAC e concedia à Atanasoff a paternidade do “primeiro computador digital eletrônico da história”.
Uma vitória tardia, mas justa, para um homem cujas contribuições para a tecnologia da informação foram, por muito tempo, subestimadas e negligenciadas.
Atanasoff receberia ainda vários prêmios e honrarias pelo seu feito, como o Prêmio Pioneiro da Computação em 1984, a Medalha Holley em 1985 e a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação em 1990, todos nos EUA.
Ele faleceu em 1995, aos 91 anos, deixando um legado de inovação e criatividade para as gerações futuras.
O protótipo original do ABC foi perdido durante uma reforma na Universidade em 1948. Contudo, em 1997, um grupo de pesquisadores reconstruiu uma réplica, que deste 2010 está em exposição no Computer History Museum dos EUA.
Leia aqui a patente original do ENIAC, anulada ela decisão judicial:
E você, qual o computador mais antigo que você já ouviu falar?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A patente do computador Zuse Z1 de 1936
- O computador Zuse Z3 de 1941
- O computador Zuse Z4 de 1950
- O computador ASCC Mark I de 1944
- O computador ENIAC de 1946
- O computador Colossus Mark I de 1943
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: