Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 16 de agosto de 1994, a empresa de tecnologia IBM lançava o IBM Simon Personal Communicator, primeiro smartphone da história.

Hoje reconhecido como o primeiro smartphone do mundo, o IBM Simon Personal Communicator, ou simplesmente IBM Simon, foi um dispositivo projetado pela gigante dos computadores IBM, fabricado pela Mitsubishi Electric (visto que a Motorola pulou fora) e distribuído pela companhia de telefonia móvel BellSouth Cellular Corp, que introduziria uma série de características inovadoras para sua época.

Combinando as funcionalidades de um telefone celular com as de um PDA (Personal Digital Assistant), seu desenvolvimento começaria no início dos anos 90, após a IBM identificar o enorme potencial e as muitas possibilidades de um dispositivo que pudesse integrar comunicação e computação portátil.

IBM Simon Personal Communicator 2
Vista interna

Proposto pelo engenheiro da IBM Francis James Canova Jr, ao perceber que os chips de comunicação haviam se tornado pequenos o bastante para serem usados em dispositivos portáteis, teve seu primeiro protótipo apresentado publicamente já em 16 de novembro de 1992, durante a edição de Las Vegas da feira COMDEX, espantando a todos por suas funcionalidades, especialmente porque o conceito de “smartphone” sequer existia na época.

É a primeira vez que uma companhia coloca um computador em um telefone celular, em vez de um celular em um computador”, anunciava o press release.

Chegando ao mercado dois anos depois, em 16 de agosto de 1994, o design simples e robusto do IBM Simon contava com uma CPU de 16 bits NEC V30H de 16MHz (baseada no Intel 8086), memória RAM de 1MB, armazenamento interno de 1MB, conexão para microfone e slot de expansão tipo PCMCIA (capaz de ampliar a capacidade de armazenamento ou de instalar um modem).

IBM Simon Personal Communicator 3
O IBM Simon com sua base de carregamento e a caneta stylus

O conjunto se completava com uma moderna tela touchscreen monocromática retroiluminada de 114×36 mm (160 × 293 pontos), operada por uma caneta tipo stylus, que facilitava o uso de suas funções.

A autonomia de sua bateria era um de seus pontos fracos, garantindo apenas 1 hora de operação, o que, mesmo para os padrões tecnológicos da época, era considerado pouco.

Num momento em que a telefonia celular digital ainda engatinhava, o IBM Simon surpreendentemente operava sobre redes analógicas de telefonia tipo AMPS (Advanced Mobile Phone System), hoje conhecida por “1G”, o que acabava por limitar sua capacidade de trafegar dados e elevava seu consumo de energia.

IBM Simon Personal Communicator 4
Alguns detalhes de sua interface de usuário

Em relação ao seu software, o IBM Simon rodava uma versão adaptada para dispositivos portáteis com telas de toque do sistema operacional Datalight ROM-DOS (compatível com o MS-DOS), com uma interface de usuário orientada ao toque que não exigia do usuário nenhuma linha de comando, desenhada cuidadosamente pela equipe da IBM.

Capaz de enviar/recebar FAX e e-mails (através do Lotus cc:Mail), o IBM Simon espantava não só por dispor de funcionalidades como calendário, agenda de compromissos, catálogo de endereços, relógio e bloco de notas, mas também por oferecer outros serviços digitais, como mapas, cotação de ações e notícias em tempo real, antes mesmo de serviços como estes se tornarem populares na internet.

E além disso tudo, ainda fazia ligações telefônicas. 😊

IBM Simon Personal Communicator 5
Anúncios da época

Apesar de suas características avançadas, assim como acontecera com o Apple Newton (que também estava à frente do seu tempo), o IBM Simon teve uma vida curta no mercado, vendendo entre agosto de 1994 e fevereiro de 1995 aproximadamente 50.000 unidades, até ser definitivamente descontinuado.

Mesmo com suas limitações, como a curta duração da bateria e o valor relativamente alto, o IBM Simon “abriria a picada tecnológica”, moldando o conceito dos futuros smartphones, ao integrar, em um dispositivo compacto, computação móvel e comunicação, marcando definitivamente a história tecnológica.

Para conhecer ou relembrar:

Conheça o manual de usuário do IBM Simon:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab


E você, como era o primeiro smartphone que você conheceu na vida?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Edição do programa Computer Chronicles sobre computação móvel, onde o IBM Simon é mostrado (1995)
Comercial do IBM Simon
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *