O jogo Microsoft Flight Simulator 1.0 de 1982
Em novembro de 1982, a Microsoft lançava a versão original do seu idolatrado software simulador de voo, o jogo Microsoft Flight Simulator 1.0.
A história deste que é o aplicativo mais antigo da Microsoft ainda em produção, começou em 1977 com a empresa subLOGIC Corporation, que criou as primeiras versões para computadores de 8bits.
Trata-se de um simulador de voo, cujos primeiros esboços começaram em 1976, como uma série de artigos sobre programação gráfica 3D, escritos pelo programador Bruce Artwick para uma revista.
Ao começar a receber dos assinantes da revista pedidos de compra do programa, tratou logo de fundar a empresa subLOGIC Corporation em 1977, de onde sairiam as primeiras versões comerciais do FS1 Flight Simulator (nome original), para computadores baseados no microprocessador Intel 8080 (como o Altair 8800 e o IMSAI 8080), Apple II e TRS-80.
No ano do lançamento do IBM PCs, a Microsoft, que ficou responsável pelo conjunto de softwares do micro, buscava no mercado um aplicativo que pudesse mostrar a superioridade do PC de 16bits em relação aos demais computadores da época.
Procurou assim a empresa subLOGIC, já conhecida pelo seu avançado simulador de voo, fechando um acordo para desenvolvimento de uma versão exclusiva para o PC, rebatizada como “Microsoft Flight Simulator 1.00”.
A versão para PC era capaz de utilizar gráficos no padrão CGA e não dependia de um sistema operacional (SO) para rodar. Ele tinha seu próprio SO, que era carregado do disquete ao ser inicializado.
Em sua versão original, o usuário era capaz de pilotar uma aeronave Cessna 182 em uma das quatro regiões norte-americanas disponíveis: Chicago, Los Angeles, New York City e Seattle.
Seu lançamento foi seguido de enorme sucesso de público e de crítica, vendendo mais de 800mil cópias nos 5 primeiros anos.
Este sucesso seria marcado por um fato curioso.
Num momento em que diversos clones do IBM PC começavam a surgir, dois aplicativos foram adotados pelos usuários como forma de “validar” a compatibilidade do clone com o PC original: a planilha eletrônica Lotus 1-2-3 e o Microsoft Flight Simulator.
“Se roda o L-123 e o MFS, é um IBM compatível”, diriam os usuários da época. 😊
Após lançar versões posteriores para os computadores Commodore 64, Commodore Amiga, MSX, Atari 800, Atari ST, Tandy PC, TRS-Color, Macintosh, NEC PC-98, entre outros, Artwick deixaria a subLOGIC, passando a trabalhar diretamente para a Microsoft no desenvolvimento do jogo/simulador.
Ao longo dos anos seguintes, novas versões foram produzidas com simulações e cenários cada vez mais realistas, além de novas aeronaves.
Para conhecer ou relembrar:
Quer conhecer ou matar a saudade das primeiras versões? Neste endereço você encontra um emulador, com as quatro primeiras versões, que roda direto em seu navegador.
As imagens dos disquetes de instalação também estão disponíveis para download aqui neste site.
E você, considera o Flight Simulator um “jogo”?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A criação da Microsoft em 1975
- O microprocessador Intel 8080 de 1974
- O computador Altair 8800 de 1974
- O microcomputador IMSAI 8080 de 1975
- O microcomputador Apple II de 1977
- O computador TRS-80 modelo I de 1977
- O IBM PC nascia em 1981
- O microcomputador Commodore 64 de 1982
- A empresa Lotus Development Corporation de 1982
- O aplicativo de planilha eletrônica Lotus 1-2-3 de 1983
- A arquitetura MSX de 1983
- O microcomputador Commodore Amiga de 1985
- O computador Apple Macintosh de 1984
- O microcomputador NEC PC-98 de 1982
- O computador Tandy Color Computer 3 de 1986
- A Gigante dos Games Electronic Arts era fundada em 1982
- O jogo Tetris de 1984
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: