O navegador Google Chrome de 2008

Em 02 de setembro de 2008, o Google lançava, “sem querer”, a versão beta do seu navegador Google Chrome.

E já chegava pegando todos de surpresa, pois era um projeto cercado de muito segredo!

O anúncio, que deveria ter sido feito apenas no dia 3, teve o link de download publicado, por engano, no dia anterior.

Mas se foi realmente uma falha, ou uma grande jogada de marketing, nunca saberemos 😊.

Sua versão original foi desenvolvida apenas para o sistema Windows, sendo portado em seguida para vários outros sistemas operacionais (SO), dentre eles o conhecido Android, com o qual tem uma relação muito próxima.

navegador Google Chrome 2
O ChromeOS

Ele é também parte central do SO “Chrome OS”, também desenvolvido pelo Google, que utiliza o navegador como interface de usuário.

Apesar de muito do que vemos no Chrome tenha vindo do projeto de código-aberto Chromium, também mantido pelo Google, o Chrome é distribuído na forma de “freeware”.

Muito embora a ideia de ter um “navegador próprio” não tenha sido unânime entre os fundadores da empresa, sua ascensão e sucesso foi espantosa.

Em dois anos de existência já era o terceiro navegador mais usado no mundo, ficando atrás apenas do Internet Explorer  e do Firefox.

Ao final de 2011, assumia a segunda posição e poucos meses depois, em maio de 2012, deixava pra trás o Internet Explorer, para nunca mais abandonar o primeiro lugar do podium.

Atualmente detêm espantosos 65% do mercado.

navegador Google Chrome 3
Um “gibi” foi criado para o seu lançamento

Veja aqui a “revista em quadrinhos” criada pelo Google para o lançamento do Chrome:

E você, qual navegador mais usa no seu dia a dia?

Todas as versões do Chrome de 2008 a 2021