Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 3 de novembro de 2014, chegava ao mercado o Nexus Player, o primeiro dispositivo de streaming operar com o sistema Google Android TV.

Desenvolvido em uma parceria formada pelo o Google, Asus e a Intel, o Nexus Player foi um dispositivo de streaming que oferecia acesso a uma ampla gama de aplicativos e serviços como Netflix, YouTube, Google Play Movies e uma vasta biblioteca de aplicativos e jogos, diretamente na tela da TV.

Nexus Player 2
Vista inferior

Revelado ao mundo semanas antes, em 15 de outubro de 2014, o Nexus Player foi o primeiro dispositivo a rodar o Android TV, uma plataforma desenvolvida pelo Google para transformar TVs em centros de entretenimento completos.

Além de suas capacidades como tocador de mídia (media player), o Nexus Player também se destacava pelo uso do protocolo Google Cast (também utilizado nos dispositivos Google Chromecast), que permitia que os usuários transmitissem conteúdo diretamente de seus smartphones, tablets e laptops para a TV.

Nexus Player 3
As duas faces da placa principal

Seu hardware contava com um processador Intel Atom Z3560 de 1,8GHz de velocidade, coprocessador gráfico Imagination PowerVR G6430, 1GB de memória RAM, 8GB de armazenamento interno, comunicação WiFi, bluetooth, além de conexões externas USB e HDMI.

Considerado por alguns como uma espécie de “Chromecast evoluído”, o dispositivo de US$ 99 vinha com um controle remoto (com conexão sem fio tipo Bluetooth) que suportava comandos de voz, facilitando a navegação e a busca de conteúdo.

Outra das características destacadas do Nexus Player era sua capacidade de rodar jogos Android, transformando a TV em uma plataforma de games. Para os entusiastas, além da possibilidade de parear o dispositivo com joysticks sem fio, o Google também comercializava separadamente um controle, por US$ 39.

Nexus Player 4
O joystick comercializado separadamente

Mas apesar de seu lançamento promissor, o Nexus Player enfrentou concorrência acirrada de outros dispositivos como o Amazon Fire TV e o Roku, além de algumas críticas quanto à sua limitação de armazenamento interno e suporte limitado a certos formatos de mídia.

O dispositivo foi definitivamente descontinuado em 24 de maio de 2016, tendo aberto o caminho para o futuro desenvolvimento e crescimento da plataforma Android TV em TVs e set-top boxes.


E você, qual o melhor dispositivo de streaming na sua opinião?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Conhecendo o Nexus Player
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *