Em 08 de novembro de 1993, a Microsoft lançava aquele que viria a se tornar onipresente em sua época: o sistema Microsoft Windows 3.11.

Seu antecessor, a versão Windows 3.1 lançada um ano antes, fez do sistema uma plataforma de uso corrente em muitos dos computadores do mundo.

sistema Microsoft Windows 3.11 2
Algumas características da versão

Trouxe também as fontes True Type” (lembram do “Adobe Type Manager”?), o modo 386 avançado com novas funcionalidades, suporte a até 4GB de memória RAM, melhor suporte multimídia, recursos de arrastar e soltar, entre outras melhorias.

Esta nova versão Windows 3.11, embora não trouxesse muitas novidades, corrigia uma enormidade de bugs preexistentes, que tornaram o sistema bem mais estável e, por tabela, ainda mais popular.

Além de comercializar as versões “completas” do novo sistema, a Microsoft também disponibilizou uma atualização gratuita a todos os usuários da versão anterior, o que deve ter deixado muita gente feliz. 😏

sistema Microsoft Windows 3 .1 3
A versão Windows for Workgroups lançada no mesmo dia
Windows for Workgroups 3.11

Nesta mesma data, também era lançado do Windows for Workgroups 3.11, com suporte avançado a redes (incluindo o protocolo TCP/IP nativo), acesso a servidores de rede Windows NT, nova rotina de acesso a arquivos em disco de 32bits e passando a suportar apenas processadores 386 ou superiores (removendo o suporte ao microprocessador Intel 80286).

sistema Microsoft Windows 3.11 4
Possuía recursos avançados para redes

Foi a última versão criada antes do lançamento do emblemático Windows 95. Tá… houve uma versão 3.2, mas que só existiu para o mercado Chinês. 😊🥟

Para conhecer ou relembrar:

Quer matar a saudade do Windows 3.11? Neste endereço é possível executar uma versão que roda direto no seu navegador.

Neste outro site é possível fazer o download de diversas versões do sistema para instalar no seu PC.

E você, qual foi a primeira versão do Windows que usou?

Utilizando o Windows for Workgroups 3.11