Em 28 de setembro de 2010, a The Document Foundation lançava a suíte de aplicativos LibreOffice.

O LibreOffice foi uma das muitas “ramificações” do originário StarOffice, criado lá na década de 80 pela empresa Star Division.

suíte de aplicativos LibreOffice 3
As diversas ramificações do StarOffice desde sua origem

Após sua aquisição pela Sun Microsystems, o pacote seria rebatizado como OpenOffice, prosseguindo na proposta de mantê-lo como software livre e de código aberto.

Mas com a posterior venda da Sun para a Oracle em 2010, um grupo de 16 desenvolvedores, receosos de que o desenvolvimento do OpenOffice fosse “definhar” com o novo “proprietário”, resolveu iniciar um novo projeto de software livre criando a “The Document Foundation”, uma fundação independente e sem fins lucrativos que passaria a patrocinar o desenvolvimento de um novo sistema derivado do OpenOffice: o LibreOffice.

suíte de aplicativos LibreOffice 2
Interface típica do aplicativo LibreOffice

Assim como seus antepassados, o pacote LibreOffice é um conjunto de aplicativos do tipo “Office”, que se apresenta como uma opção de baixo custo, livre e de código aberto, contendo editor de texto (writer), planilha (calc), aplicativo de apresentações (impress), gerenciador de banco de dados (base), editor de gráficos vetoriais (draw) e de equações matemáticas (math).

Capaz de operar em mais de 115 línguas distintas, possui diversas versões para sistemas operacionais como Windows, Solaris, Linux, MacOS, BSD, ChromeOS, Android, iOS, entre outros.

suíte de aplicativos LibreOffice 4
Time atual de voluntários trabalhando no desenvolvimento do software

Embora se utilizem de um formato “aberto” de arquivos, o Open Document Format – ODF, o pacote reconhece também os formatos de arquivos Microsoft Office, permitindo que os arquivos criados nele possam ser facilmente compartilhados com outras pessoas.

Além disso, é capaz de abrir diversos formatos antigos de documentos, não mais suportados pelos seus concorrentes, o que o torna extremamente útil na recuperação de documentos legados.

Para conhecer ou relembrar:

Quer experimentar o LibreOffice no seu computador? Ele está disponível para download gratuito aqui neste endereço.

E você, já usou algum pacote office livre no seu dia a dia?

Um dos fundadores da The Document Foundation fala sobre a história do LibreOffice