O telefone celular Motorola DynaTAC 8000X de 1983
Em 06 de março de 1983, a estadunidense Motorola anunciava o telefone celular Motorola DynaTAC 8000X, o primeiro telefone celular portátil comercialmente disponível.
Após 15 anos de pesquisa, um investimento de mais US$ 100 milhões e muitos protótipos submetidos ao órgão regulador norte-americano (FCC), a Motorola apresentava finalmente seu primeiro modelo de telefone celular Motorola DynaTAC 8000X.
Nesta altura o conceito de telefonia móvel já não era novo, visto que a ideia havia sido proposta lá no final dos anos 40 pelo Bell Labs, com a Motorola produzindo versões para veículos já há um bom tempo.
Com a evolução e a miniaturização da eletrônica, coube aos engenheiros da Motorola John Francis Mitchell e Martin Cooper a criação de uma versão “portátil”, proposta em 1973, que viria a se tornar o modelo Motorola DynaTAC 8000X.
Planejado para começar a ser produzido em três anos, só chegaria às lojas dez anos depois, operando sobre o sistema Advanced Mobile Phone System (AMPS), um sistema de comunicação analógico inventado pela Bell Labs ainda na década de 70 e que posteriormente ficaria conhecido como 1G (primeira geração)
Medindo 33cm x 4,5cm x 8,9cm e pesando por volta de 800g, o DynaTAC (Dynamic Adaptive Total Area Coverage) foi um dos primeiros modelos de telefone celular a ser comercializado (o primeiro “de fato” portátil), tornando-se um dos ícones dos anos 80.
Contava com um display numérico de LEDs vermelhos, uma memória que armazenava os últimos 30 números discados, teclas especiais Recall, Clear, Send, Store, Function, End, Power, Lock e Volume (além das 12 teclas padrão) e uma antena flexível.
Com um preço original de US$ 3.995, o “tijolão” garantia uma autonomia de apenas 30 minutos de conversação, isso depois de pelo menos 10h plugado na tomada para uma carga completa. Um modelo de “carregador rápido” de mesa também estava disponível, prometendo recargas em 1h.
Foi de um dispositivo deste exato modelo que em 13 de outubro de 1983, o presidente da empresa norte-americana Ameritech Mobile Communications (posteriormente Verizon), Bob Barnett, realiaria a primeira chamada comercial de telefone celular da história.
Um equipamento caro e pesado para os padrões atuais, mas que, com a ampla mobilidade, criou todo um novo universo de possibilidades, mudando definitivamente a vida das pessoas, para melhor… ou não…
Em 1989, seria sucedido pelo Motorola MicroTAC, muito menor e mais leve, e pelo Motorola StarTAC em 1996, o primeiro modelo tipo “flip” da história.
E você, lembra qual foi o seu primeiro modelo de telefone celular?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A primeira chamada de celular de 1973
- A primeira chamada comercial de telefone celular de 1983
- O primeiro telefone celular do Espírito Santo de 1993
- A primeira chamada telefônica transcontinental da história de 1914
- A primeira lista telefônica da história de 1878
- A fundação da AT&T em 1885
- A patente do telefone de disco de 1923
- A Lenovo adquiria a Motorola Mobility em 2014
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: