O microcomputador Timex-Sinclair TS1500 de 1983
Em julho de 1983, a empresa estadunidense Timex-Sinclair começava a comercializar seu novo modelo de microcomputador Timex-Sinclair TS1500.
A Timex Sinclair foi uma empresa criada a partir de uma parceria entre a estadunidense Timex Corporation (a dos relógios) e a inglesa Sinclair Research (dos micros ZX80, ZX Spectrum, etc…), tendo como objetivo abocanhar uma fatia do efervescente mercado norte-americano de microcomputadores do início dos anos 80.
Baseado no original Sinclair ZX81, com o qual era 100% compatível, o Timex-Sinclair 1500, ou simplesmente TS-1500 (T/S 1500), é no fundo um “híbrido” entre os computadores ZX-81 e o ZX Spectrum.
Emprestando a arquitetura interna do primeiro e o gabinete do segundo, tratava-se de um ZX-81, com a expansão de 16 KB de RAM embutida, acomodado dentro de um gabinete no estilo Spectrum, agora na cor prata.
Exatamente a mesma estratégia adotada pela brasileira Microdigital com o microcomputador Microdigital TK-85, que manteve o gabinete em sua cor preta.
Anunciado para a imprensa semanas antes, em 17 de maio de 1983, o TS-1500 surgia como tentativa de salvar a linha da vertiginosa queda nas vendas do modelo anterior TS-1000, tornando-o mais atrativo com mais memória RAM e um teclado “melhor” (🤔) que o sofrido “tipo membrana” original.
Contava com uma CPU Zilog Z-80A rodando à 3,25MHz de velocidade, 16KB de memória RAM (expansível ainda externamente), 8KB de memória ROM, vídeo monocromático de resolução máxima de 64×44 pontos, teclado tipo chiclete de 40 teclas (idêntico ao do ZX Spectrum), além de conectores externos para vídeo (TV), expansão, gravador K7 e alimentação.
Como a memória interna já havia sido expandida de fábrica pra 16KB, a expansão externa de 16Kb disponível ainda podia ser usada, ampliando a capacidade total para 32KB, o que era uma grande vantagem.
Aceitava também todos os periféricos e acessórios existentes para o modelo Sinclair ZX-81.
Uma curiosidade deste modelo residia no sistema de seleção de canal de TV. Diferentemente de outros modelos baseados no ZX-81, que contavam com uma “chave” externa para seleção do canal, o TS-1500 ganhou uma funcionalidade especial que permitia mudar o canal de operação do default “2” para o “3”, ligando o sistema e mantendo pressionada a tecla “3” no teclado. Engenhoso. 😀
Contudo, apesar dos esforços comerciais da Timex-Sinclair, o TS-1500 não teve um bom resultado comercial. Isso porque, nesta altura, computadores capazes de gerar imagens coloridas e de maior resolução, como o Commodore 64, o TRS-80 Color, Atari 600XL/800XL e o Texas Instruments TI-99/4A já estavam disponíveis, por um preço acessível.
Sem conseguir alavancar suas vendas, mesmo com o lançamento de outros modelos como o T/S 2068, no ano seguinte, enfrentando problemas financeiros, a Timex-Sinclair deixaria o mercado de computadores, encerrando suas atividades.
Para conhecer ou relembrar:
Íntegra do original do seu manual de usuário:
Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!
E você, teve algum dos modelos de computadores Timex-Sinclair?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microcomputador Sinclair ZX-80 de 1980
- O microcomputador Sinclair ZX81 de 1981
- O microcomputador Timex Sinclair TS1000 de 1982
- O microcomputador Timex Sinclair TS2068 de 1983
- O microcomputador Microdigital TK-85 de 1983
- O microcomputador Commodore 64 de 1982
- O microcomputador Texas Instruments TI-99/4A de 1981
- Os microcomputadores Atari 600XL e Atari 800XL de 1983
- O microcomputador Sinclair QL Quantum Leap de 1984
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: