Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 05 de abril de 1983, a empresa norte-americana Honeywell International lançava seu microcomputador Honeywell MicroSystem 6/10.

A Honeywell International Inc é uma multinacional estadunidense fundada em 1906, que atuou ao longo de sua existência em diversos segmentos tecnológicos, como aeroespacial, engenharia, energia, sistemas de segurança, automação, militar, tecnologia da informação, ente outros.

Entraria no mercado de computadores em 1955, fundando, em parceria com a empresa Raytheon, a Datamatic, que buscava competir com a gigante IBM por uma fatia do mercado de processamento de dados.

Posteriormente, assumindo o controle total da Datamatic, rebatizaria a empresa como Honeywell Information Systems (HIS), que comporia nos anos 60 o grupo que ficou conhecido como “BUNCH”, formado pela Burroughs, UNIVAC, NCR, Control Data Corporation e Honeywell.

Nos anos 70, adquiriria a divisão de computadores da General Electric, passando a assumir o desenvolvimento do sistema operacional MULTICS (que inspiraria a posterior criação do UNIX), época que desempenhou importante papel no mercados de computadores de grande porte.

Apresentava no dia de hoje seu novo modelo, um computador pessoal de 16bits que chegava com a promessa de unificar, em um só equipamento, as funcionalidades de processamento de dados, edição de textos, emulador de terminal de Mainframes e comunicação em rede. Uma solução completa para ambientes corporativos.

microcomputador Honeywell MicroSystem 6/10 2
Anúncio da época

Dispunha de duas CPUs integradas no mesmo equipamento, sendo uma Honeywell LSI-6 e outra o Intel 8086, que compartilhavam os demais recursos de hardware.

Contava ainda com memória RAM de 128KB (expansível a 512KB), memória ROM de 8KB, duas unidades de disquete de 5 ¼” com 650KB de capacidade cada, disco rígido de 20MB, bem como portas de conexão serial e paralela.

Além de rodar seu sistema operacional General Comprehensive Operating System (GCOS), comumente encontrado nos Mainframes da empresa, suportava ainda o Microsoft MS-DOS e o Digital Research CP/M-86, o que lhe conferia uma enorme flexibilidade, agradando a todos os gostos.

Em 1987 a subsidiária HIS fundir-se-ia com o Groupe Bull francês, com a holding Honeywell abandonando totalmente o mercado de computadores em 1991.


E você, que modelos de computadores Honeywell conheceu?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Mainframe Honeywell 200 de 1964
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *