Lançado em 8 de outubro de 2009, o filme “Micro Men“, do diretor escocês Saul Metzstein, é um drama biográfico que narra a competição acirrada durante as décadas de 1970 e 1980 entre as empresas britânicas Sinclair Research e Acorn Computers, no desenvolvimento dos primeiros computadores pessoais acessíveis ao público.

O filme foca na rivalidade entre Sir Clive Marles Sinclair, fundador da Sinclair Research e Christopher Curry (Chris Curry), cofundador da Acorn Computers, enquanto ambos tentavam conquistar o crescente mercado de computadores domésticos. O enredo explora os desafios e inovações tecnológicas da época, assim como os conflitos pessoais e profissionais que marcaram essa corrida, que ajudou a definir a era da informática no Reino Unido.

A produção destaca momentos cruciais, como o desenvolvimento do famoso Sinclair ZX Spectrum e do Acorn BBC Micro, que se tornou o computador escolhido pela rede de televisão BBC para apoiar seu projeto de alfabetização digital. O filme também retrata as dificuldades enfrentadas pelos empresários, como problemas financeiros, pressão da concorrência e falhas em algumas de suas invenções.

“Micro Men” é uma bela homenagem à explosão do mercado de computadores pessoais nos anos 80 e ao papel vital que Sinclair e Curry desempenharam nessa revolução tecnológica, apresentando uma visão detalhada da história da computação britânica, misturando drama e humor enquanto explora as tensões pessoais e os desafios técnicos dessa época decisiva.

Assista, abaixo, a íntegra do filme.