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Em maio de 2009, o programador sueco Markus “Notch” Persson fundava a empresa de desenvolvimento de jogos Mojang, a criadora do lendário jogo Minecraft.

Após aprender a programar o computador Commodore 128 do seu pai aos 8 anos de idade, ensinado por sua irmã, o solitário Markus Alexej Persson passaria a maior parte da sua juventude jogando e criando softwares em seu quarto.

Depois de sua formatura, criaria em 2003, junto com o amigo Rolf Jansson, um jogo online tipo RPG que lhe traria algum sucesso comercial. Trabalharia ainda nos anos seguintes para a empresa Midas (King.com), onde seria o responsável por produzir cerca de 30 jogos.

Foi quando, em 2009, percebendo que não poderia criar seus próprios jogos estando na Midas, passaria a se dedicar aos seus próprios projetos, fundando em maio do mesmo ano sua empresa Mojang.

Nascida como um modesto estúdio independente de desenvolvimento de jogos na cidade sueca de Stockholm, a Mojang rapidamente ganharia destaque com a criação de Minecraft, um “jogo sandbox” que se tornaria um dos mais influentes, portados e vendidos de todos os tempos.

O jogo Minecraft

Com uma primeira versão alfa lançada em 17 de maio de 2009, o Minecraft teria liberada sua primeira versão comercial em 13 de junho de 2009, crescendo vertiginosamente seu número de usuários nos meses que se seguiram, atingindo, em janeiro de 2011, a marca de 1 milhão de contas registradas e dez milhões seis meses depois.

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Tela inicial de uma das primeiras versões

O jogo, desenvolvido na conhecida linguagem java e com seu mundo 3D altamente personalizável baseado em blocos pixelados, permitia que os jogadores construíssem estruturas, explorassem a superfície e cavernas, e sobrevivessem em um ambiente virtualmente infinito gerado por algoritmos… e cheio de monstros… 😊

Nele, os participantes podem descobrir e extrair matérias-primas das mais variadas, criando a partir delas ferramentas e itens que os habilitam a construir objetos mais complexos, como estruturas, terrenos e máquinas, moldando seu próprio universo. De acordo com o modo de jogo escolhido, os jogadores podem também lutar contra monstros controlados pelo computador ou ainda cooperar ou competir contra outros participantes online.

Sua jogabilidade aberta, que combinava criatividade com elementos de sobrevivência, caiu nas graças de um público enormemente diversificado, que ia de crianças a adultos, formando em seu entorno uma comunidade mundial dedicada ao jogo, responsável por produzir uma infinidade de novos conteúdos e funcionalidades, como “mods”, texturas, mapas, entre outras.

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Alguns dos modos do jogo

Curiosamente, o lançamento da versão “completa” do Minecraft só se daria em 18 de novembro 2011, quase dois anos depois da primeira versão e de um longo período de testes.

O impressionante sucesso de Minecraft transformaria a Mojang, de um pequeno estúdio de games, em um grande player na indústria mundial de jogos. Até 2014, o jogo havia vendido mais de 100 milhões de cópias em várias plataformas, influenciando inegavelmente o universo cultural dos jogos e inspirando, por consequência, inúmeros imitadores e versões derivadas.

Chega a Microsoft

Mas, supostamente cansado de ter que presidir sua empresa (com um aparente aborrecimento), Persson publicaria em seu perfil no Twitter em 17 junho de 2014 seu desejo de vender sua parte na Mojang.

Não é difícil imaginar que, considerando o enorme sucesso do jogo, uma enxurrada de interessados viria a surgir, cuja lista incluía gigantes como a Activision Blizzard e a Electronic Arts.

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Notch anuncia sua vontade de vender sua parte da empresa

A oferta vencedora caberia, contudo, a ninguém menos que a Microsoft, que, reconhecendo o imenso potencial e influência de Minecraft, adquiriria a Mojang em 15 setembro de 2014 por 2,5 bilhões de dólares, uma graninha que eles tinham “sobrando” no exterior e que custaria caro (em impostos) para trazer para os EUA.

Esta aquisição permitiria que a Microsoft expandisse ainda mais o alcance do Minecraft, incluindo suas iniciativas educacionais, integrando-o ao seu portfólio. Sob seu comando, a Mojang continuaria a desenvolver novos conteúdos para o jogo, ao mesmo tempo em que exploraria novos projetos, muito embora nenhum tenha alcançado o mesmo nível de sucesso que seu icônico jogo.

Relevância

O impacto da Mojang na indústria de jogos é profundo e inegável. Além do Minecraft ser reconhecido por popularizar os estilos de jogo sandbox e de mundo aberto, suas possibilidades educacionais, como no ensino de programação, de matemática e de outras disciplinas, amplificariam sua relevância histórica.

Minecraft teria produzidas ao longo dos anos diversas versões para inúmeras plataformas, como celulares (Android, iOS, Windows Phone,…), tablets (Android e iPad), consoles de videogame (Microsoft, Sony, Nintendo, etc…), Raspberry Pi, além das variantes para computadores pessoais com os sistemas Linux, MacOS e Windows.

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O fundador da Mojang

Até 2023, teve espantosas 300 milhões de cópias comercializadas, colocando-o no rol dos jogos mais vendidos de todos os tempos.

Aclamado pela crítica mundial, ganharia inúmeros títulos, como o de melhor jogo do século 21 (2019), de jogo mais importante da década (2019), entrando ainda para o World Video Game Hall of Fame (Hall da Fama Mundial dos Videogames) em 2020.

Uma clara demonstração do poder que as simples, mas criativas e inovadoras boas ideias podem oferecer, servindo de ferramenta para que o usuário explore sua criatividade, construindo suas próprias aventuras.

Para conhecer ou relembrar:

Que tal matar a saudade jogando uma partidinha? Aqui neste site há uma versão que roda direto no seu navegador. 🙂


E você, jogou Minecraft em alguma plataforma? Qual?

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Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

A história da Mojang
Como os sons de Minecraft foram produzidos
O lançamento da versão 1.0 do Minecraft
A evolução das versões de Minecraft
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


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