Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 01 de maio de 1964, o primeiro programa escrito em linguagem de programação BASIC da história era executado por John George Kemeny e Thomas Eugene Kurtz, matemáticos da universidade estadunidense Dartmouth College.

Tudo começou quando Kemeny conseguiu recursos para trazer para a universidade um computador General Electric modelo GE-225. Seu objetivo original era criar um sistema de tempo compartilhado de uso geral.

Mas esbarravam na falta de conhecimento dos alunos dos métodos de programação, para que fossem capazes de colaborar com o projeto.

Acreditando que a alfabetização em informática seria essencial nos anos que viriam, Kemeny buscava tornar a programação de computadores algo mais fácil e acessível, dado que as opções disponíveis, como FORTRAN e ALGOL, eram complicadas e exigiam um elevado conhecimento dos jovens estudantes.

Posteriormente, diria Kurtz:

“Queríamos que a sintaxe da linguagem consistisse em palavras comuns e que essas palavras tivessem um significado mais ou menos óbvio”.

Linguagem de programação BASIC 3
Kemeny ensina BASIC aos alunos

Assim, começam em 1956 a propor novas linguagens de programação que fossem mais didáticas, com foco em iniciantes.

Após alguns primeiros experimentos com a criação das linguagens Darsimco (Dartmouth Simplified Code) e Dope (Dartmouth Oversimplified Programming Experiment), iniciariam em 1963 o desenvolvimento de uma nova alternativa.

E no ano seguinte, com a colaboração do professor Kurtz e alguns alunos, chegavam à proposta de uma nova linguagem, que era ao mesmo tempo simples de usar e poderosa o suficiente para ser útil.

Nascia aí a primeira versão da nova linguagem BASIC, cujo nome vem da expressão “Beginners All-purpose Symbolic Instruction Code” (Código de instrução simbólica de uso geral para iniciantes).

Junto nascia também o primeiro sistema de tempo compartilhado comercialmente bem sucedido da história, o Dartmouth Time Sharing System (DTSS).

Linguagem de programação BASIC 2
O primeiro programa BASIC executado

E o primeiro programa BASIC da história teria sido executado no dia de hoje, por volta das 4 da manhã, no mainframe General Electric GE-225 da instituição. Alguns relatos contam que na verdade foram vários programas executados simultaneamente, comprovando que também o DTSS funcionava muito bem.

O BASIC é uma das linguagens de alto nível mais fáceis de se aprender, ideal para fins educacionais, cujos comandos são baseados na língua inglesa.

Foi esta simplicidade que fez com que ela estivesse presente na quase totalidade dos primeiros computadores pessoais criados nos anos 70 e 80, obrigando aos usuários destes computadores, que não dispunham de sistemas operacionais com mouse e interface gráfica, a conhece-la, de forma a poderem utilizar seus computadores.

Linguagem de programação BASIC 4
Placa comemorativa à criação do BASIC existente na Dartmouth College

Kemeny e  Kurtz nunca patentearam a linguagem, o que permitiu a existência de inúmeras versões e que viesse a ser utilizados por diversas outras instituições.

Foi exatamente uma dessas versões que abriu o caminho da Microsoft para o mundo dos microcomputadores, ao criarem o primeiro interpretador para o Altair 8800, o Altair BASIC.

O interpretador BASIC da Microsoft estaria presente na maioria dos modelos dos primeiros computadores pessoais, incluindo o IBM PC.

Linguagem de programação BASIC 5
Os criadores

Fato curioso é que Kemeny (judeu húngaro que imigrou para os EUA na 2ª grande guerra), antes de chegar em Dartmouth, havia trabalhado como matemático assistente de ninguém menos que Albert Einstein.

Para conhecer ou relembrar:

Pra você que é curioso, leia abaixo o primeiro manual de instruções da linguagem:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab


E você, já programou em BASIC alguma vez?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

O nascimento do BASIC
Entrevista de John George Kemeny em 1991
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *