O microcomputador Acorn BBC Micro de 1981
Em 01 de dezembro de 1981, a britânica Acorn Computers Ltd lançava o British Broadcasting Corporation Microcomputer System, o microcomputador Acorn BBC Micro modelo A.
O British Broadcasting Corporation Microcomputer System, ou simplesmente BBC Micro como ficou conhecido, foi uma família de computadores e acessórios muito popular no Reino Unido ao longo dos anos 80 e início dos 90.
Seu primeiro modelo, lançado nesta data, foi um pequeno computador criado por demanda da emissora de TV estatal inglesa, a mundialmente conhecida British Broadcasting Corporation (BBC), como forma de viabilizar seu projeto de alfabetização em informática, o BBC Computer Literacy Project.
Num momento de explosão da “cultura do microcomputador” em todo mundo, a demanda pela criação do projeto de alfabetização chegava por meio de um pedido do governo de Margaret Thatcher, que via como estratégica a necessidade de capacitar a população no uso desta importante ferramenta.
Para tanto, a emissora definiu uma especificação com detalhados requisitos, relativamente ambiciosa para a época, de um microcomputador com foco especialmente educacional e que fosse ao mesmo tempo robusto e amplamente expansível.
Com a especificação pronta, diversos fabricantes foram convidados a apresentarem suas propostas, sagrando-se vencedora a também britânica Acorn Computers Ltd, com seu projeto “Proton”, posteriormente rebatizado como BBC Micro.
Seu primeiro modelo básico, o Acorn BBC Micro Modelo A, vinha equipado com um processador MOS 6502, rodando a 2,0MHz e velocidade de clock, 16KB de memória RAM, 32KB de memória ROM, um interpretador residente de linguagem “BBC Basic”, um teclado com 64 teclas e 10 teclas de função, saídas traseiras de vídeo e conexão para gravador k7.
Posteriormente, uma infinidade de acessórios foram introduzidos, como: drives de disco, processadores adicionais, interface de rede, sintetizador de voz, entre muitas outras.
Um programa de TV foi então produzido pela BBC, o The Computer Programme, que usava o próprio BBC Micro nas demonstrações.
A título de curiosidade, o Acorn BBC Micro contava com uma saída de vídeo especial tipo RGB, quando poucos usuários dispunham de monitores com este recurso. Ela foi introduzida no projeto para atender especificamente uma demanda da emissora de TV, que desejava uma saída de vídeo com um sinal “de qualidade”, que permitisse conectar o computador diretamente ao seu sistema de edição de vídeo.
O sucesso do microcomputador foi imediato, tendo sido produzidos mais de 1,5 milhões de unidades ao longo se sua vida. Além de aterrissar em muitos lares da terra da rainha, foi também extensamente utilizado nas escolas inglesas até os anos 90, chegando a estar presente em 80% delas.
Ao longo dos anos, vários outros modelos foram lançados usando a marca BBC. Contudo, a denominação “BBC Micro” aplica-se usualmente aos modelos “A”, “B”, “B+64”, “B+128”, ”Master 128” e “Master Compact”.
E você, conheceu algum dos modelos do BBC Micro? Conte pra gente!
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A Linguagem de programação BASIC de 1964
- O computador Dragon 32 de 1982
- O microcomputador ORIC-1 de 1983
- O microprocessador ARM de 1985
- O microcomputador Commodore VIC-20 de 1981
- O microcomputador Osborne 1 de 1981
- O microcomputador Texas Instruments TI-99/4A de 1981
- O microcomputador Sinclair ZX81 de 1981
- O microcomputador Olivetti M20 de 1982
- O microcomputador ORIC ATMOS de 1984
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: